Ação Penedo Contra o Sarampo alerta sobre a importância da vacinação
O Ministério da Saúde já confirmou casos de sarampo em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e no Rio Grande do Sul
O sarampo é uma doença altamente contagiosa que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil em todo o mundo, situação revertida a partir da descoberta da vacina na década de 1960.
O uso massivo em campanhas de vacinação gerou o nível de controle do sarampo, até o surgimento recente do negacionismo. O ressurgimento da doença era só uma questão de tempo e já ocorre em países como Estados Unidos, Canadá, Argentina e agora no Brasil.
O Ministério da Saúde já confirmou casos de sarampo em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, sendo que a única forma de evitar a contaminação é estar imunizado.
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Penedo realizou uma ação de alerta sobre a reintrodução do sarampo no Brasil, com equipe da saúde informando a população sobre a importância da vacina tríplice viral como prevenção.
“A queda nas taxas de vacinação no Brasil tem permitido a reintrodução do sarampo em algumas regiões, por isso tivemos a ideia de levar a informação para a população e fazer o alerta sobre a importância da vacinação”, reforça a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, sobre o procedimento disponível em todos os postos de saúde de Penedo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a administração da primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade (tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola) e a segunda aos 15 meses (tetra viral– sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
Adultos com idade até 29 anos que não tomaram a vacina quando criança seguem o mesmo esquema vacinal, ou seja, precisa tomar duas doses. Quem tem mais de 30 anos de idade e nunca foi vacinado contra sarampo precisa receber apenas uma dose.
O sarampo é uma doença cuja transmissão ocorre por meio de gotículas liberadas por pessoa doente ao tossir, espirrar, falar ou até respirar. O vírus pode permanecer ativo em superfícies e no ar por várias horas, aumentando o risco de contaminação da doença que pode ocasionar pneumonia, infecções de ouvido, inflamação no cérebro e até óbito.
Os principais sintomas do sarampo são: febre alta; manchas vermelhas na pele, que começam no rosto e atrás das orelhas e se espalham pelo corpo; tosse e coriza; olhos vermelhos e irritados; pequenas manchas brancas dentro da boca (conhecidas como manchas de Koplik) e cansaço intenso.
Últimas notícias
Criança de sete anos morre após se afogar no Rio São Francisco
Bandidos roubam o carro da cantora Alcione no Rio de Janeiro
Trabalho remoto em alta: o que você precisa para ter uma estrutura mais estável em casa
Polícia Civil prende grupo suspeito de estupro coletivo contra criança de 11 anos
Polícia Civil prende suspeito de matar ex-namorada do irmão por vingança no Sertão
Abastecimento de água será interrompido em Colônia Leopoldina na quarta (14)
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
