Alagoas

Alagoas integra discussões nacionais de políticas sobre drogas

Por Agência Alagoas 31/07/2014 11h11

O Estado de Alagoas participa esta semana de várias atividades na área de políticas sobre drogas no País. Na terça-feira (29), integrou a reunião de gestores de Políticas sobre Drogas no Ministério da Justiça, em Brasília, onde um software alagoano foi um dos temas de debate. Nesta quinta (31), participará da I Jornada de Prevenção às Drogas, em Porto Velho, Rondônia.

Em Brasília, os representantes dos estados brasileiros participaram de alinhamento de trabalho com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), que apresentou seu projeto de software para gestão das vagas federais nas comunidades acolhedoras de cada estado. Uma das referências para este projeto foi o Sistema Acolhe, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) em 2013 e utilizado para gerir as 1.429 vagas nas 30 comunidades que compõem o Acolhe Alagoas.

“O software da Sepaz é moderno e atende bem às demandas do Projeto Acolhe Alagoas. Como a gestão em Minas Gerais é semelhante à que é feita aqui, acredito que o programa servirá bem ao nosso estado”, declarou Cloves Benevides, subsecretário mineiro de Políticas sobre Drogas, que veio a Maceió na quarta (30), após a reunião em Brasília, para propor parceria no desenvolvimento de software semelhante em seu Estado.

“Com isso, poderemos também ter maior controle na gestão das vagas da Senad em Minas, como já acontece em Alagoas”, completou Cloves Benevides.

Em Minas Gerais, a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas é vinculada à Secretaria de Estado da Defesa Social e coordena o Centro de Referência em Álcool e Drogas (Cread), que desenvolve um trabalho semelhante ao Centro de Acolhimento a Pessoas com Dependência Química da Sepaz.