Comércio sofre com baixas vendas registradas no primeiro semestre
As promoções do comércio chegaram este ano com antecedência. Em Arapiraca, as típicas liquidações do final de inverno foram antecipadas e tiveram início logo após a Copa do Mundo do Brasil. No Centro da cidade, no shopping, a visão mais comum é dos cartazes com anúncios de descontos de até 80%.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca, Tânia Núbia Albuquerque, explicou que, de fato, foi registrada uma desaceleração no consumo, desde dezembro do ano passado, o que resultou em fracas vendas. “Estamos no comércio há dez anos e nunca vimos um ano tão difícil em todos os setores, explicou Tânia que possui lojas de roupas e restaurante.
O economista e professor, Edmilson Veras, atribui o baixo desempenho do comércio a dois fatores: ao baixo crescimento da economia do Brasil e à Copa do Mundo. “A economia do Brasil está crescendo muito pouco. Como os comerciantes já haviam feito os pedidos e, de repente as pessoas reduziram as compras, em virtude da renda que não está crescendo, o estoque ficou acima do esperado”, explica.

Como forma de atrair o consumidor e, deste modo, angariar renda para pagar empréstimos em bancos, fornecedores, entre outros compromissos, os empresários do ramo optaram por lançar grandes promoções. “Os comerciantes estão fazendo uma tentativa desesperada de reduzir esses estoques para cumprir com suas obrigações”, afirma o economista.
Veras destaca ainda que a Copa do Mundo, com os “semi-feriados”, fez muita gente deixar as compras de lado. “A Copa foi um período atípico. ‘As lojas deixaram de vender”, comenta. Tânia Albuquerque ratifica a opinião do economista. Segundo ela, o mês de junho costuma registrar boas vendas, em virtude das festas juninas. “Ninguém viu o São João”, diz.
Para o consumidor que já está endividado com cartões de créditos, Edmilson Veras recomenda que este é um momento para conter os gastos. “A maior parte da população está com mais de um cartão e todos eles cheios. Tem que pagar o cartão de crédito porque os juros são muito altos. Para quem está devendo, o melhor é não comprar”, aconselha.
Últimas notícias
Unidades de conservação do Brasil participam de exposição na Alemanha
Saiba como fica o funcionamento do trânsito no entorno do Riacho Salgadinho
Tradição e inovação marcam encenação da Paixão de Cristo no Morro Santo
Vereador Kelmann Vieira renuncia à liderança do governo na Câmara de Maceió
Corpo de segundo jovem desaparecido é localizado no Rio Ipanema
Maceió inicia circulação do Ônibus da Mulher para ampliar proteção às passageiras
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
MPF cobra medidas protetivas ao rio Mundaú e lagoas Mundaú e Manguaba
