Bolsa Família: nova regra reduz tempo de transição para famílias com renda acima do limite
A partir de junho, novos beneficiários em transição receberão 50% do valor por até 12 meses
O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) divulgou uma atualização nas diretrizes do Bolsa Família para aqueles em fase de superação da pobreza. As novas regras passam a valer em junho de 2025, com efeitos na folha de pagamentos a partir de julho do mesmo ano.
A mudança afeta somente as famílias que ingressarem na chamada Regra de Proteção a partir da data de vigência. Quem já estiver nessa condição até maio de 2025 permanece vinculado aos critérios anteriores.
Segundo a portaria publicada pelo MDS no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15), famílias cuja renda per capita mensal ultrapasse R$ 218 e fique abaixo de R$ 706 continuarão no programa por até 12 meses, recebendo metade do valor previsto originalmente.
O novo limite considera parâmetros internacionais de medição da pobreza e visa preservar a eficiência do programa, priorizando núcleos familiares em situação mais crítica.
Para grupos com renda permanente, como aposentados, pensionistas ou beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), a permanência no Bolsa Família será de até dois meses.
No caso de pessoas com deficiência que recebem o BPC, o prazo se estende para 12 meses, considerando revisões periódicas previstas na legislação.
Estabilidade até a formalização
A secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, explicou que a alteração vai garantir estabilidade durante a transição para o mercado formal.
“O novo prazo oferece tempo para acesso a instrumentos como o seguro-desemprego, mantendo a proteção social enquanto se consolida a renda do trabalho”, afirmou.
Ainda segundo Eliane, o desempenho da economia e o aumento no número de empregos justificam o ajuste. Nos primeiros dois meses de 2025, o país registrou 574 mil novas vagas formais — 384 mil ocupadas por pessoas no Cadastro Único. Entre elas, 273 mil eram beneficiárias do Bolsa Família.
Famílias que superarem a pobreza ao longo dos 12 meses de Regra de Proteção terão o benefício encerrado. Caso voltem à condição de vulnerabilidade, poderão retornar com prioridade ao programa, por meio do mecanismo de Retorno Garantido, válido por até 36 meses.
O MDS reforça que o benefício integral será restabelecido caso a renda volte a cair durante o período de transição. O objetivo é incentivar a formalização do trabalho sem provocar perda imediata da assistência.
Veja também
Últimas notícias
Denúncia de violência doméstica leva a prisão por drogas no São Jorge
Acusado de estuprar a própria mãe morre em confronto com a polícia em Delmiro
Homem é preso com maconha, oito garrafas de loló e cocaína no Jacintinho
Homem é achado morto boiando em piscina de rancho na Serraria, em Maceió
Após ser passar por cliente, ladrão rouba dinheiro de depósito de bebidas de Arapiraca
Marina JHC recebe homenagem de mães de alunos do Maceió Abraça o Mundo
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
