Estado ganha mais quatro motolâncias

Para reduzir o tempo de espera de vítimas de trânsito, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu nesta sexta-feira (15) quatro novas motolâncias. Das quatro viaturas entregues, duas irão atuar em Maceió, uma será encaminha para o município de Arapiraca e outra ficará de reserva. A solenidade de entrega das motocicletas contou com a participação do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
“As novas viaturas foram adquiridas com recursos próprios do Estado e servirão para que as equipes de socorristas realizem o atendimento ágil e eficiente”, afirmou o governador, destacando a importância do Samu para salvar vidas.
Na ocasião, o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas, informou que, desde que foi criado, em janeiro de 2013, até julho deste ano, o Serviço de Motolância já realizou 633 atendimentos. “O trabalho desenvolvido pelas equipes do Samu é fundamental para a Saúde em Alagoas, porque são profissionais que atuam na urgência e que salvam muitas vidas”, afirmou.
O serviço funciona das 7h às 17h todos os dias. “A principal vantagem deste tipo de viatura é que o moto-socorrista chega ao local do acidente antes da ambulância, e logo o paciente é estabilizado clinicamente pelos profissionais”, explicou o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.
Segundo o gerente, as motolâncias possuem os equipamentos semelhantes de uma USB e todo medicamento necessário para estabilizar o paciente clinicamente, sendo orientado pelo médico regulador que fica na Base do Samu. Lucas Casado informou, ainda, que todos os moto-socorristas participaram de treinamentos específicos para realizar o atendimento.
Aeromédico
Além das ambulâncias e das motolâncias, Alagoas é um dos poucos Estados do País que oferece o serviço Aeromédico. Trata-se de um helicóptero que fica à disposição da população nos casos mais graves de acidentes ou quando é necessário transportar um paciente clínico para um hospital com especializações médicas mais avançadas. O serviço foi implantado em fevereiro de 2010 e até julho deste ano 734 pessoas já foram atendidas.
Alagoas também conta com 100% de cobertura do Samu, porque a cada 30 km dispõe de uma base descentralizada. Além das duas Centrais - Maceió e Arapiraca -, o Samu possui 35 Bases Descentralizadas espalhadas em vários municípios alagoanos.
Últimas notícias

Homicídio a tiros assusta moradores no centro de Palmeira dos Índios às vésperas do Festival de Inverno

Perseguição policial termina com dois suspeitos detidos e moto apreendida em Palmeira dos Índios

Hospital de Emergência do Agreste apresenta 12 trabalhos no II Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas

Vereador denuncia abandono na saúde pública de Campestre e critica uso político da máquina administrativa

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Maceió

Corregedoria da Polícia Civil aponta arma de delegada em homicídio de Gari
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
