O índice de endividamento na capital chega aos 72%

O Índice de Endividamento do Consumidor (IEC) na capital alagoana, em julho, ficou igual aos meses de maio e junho ao alcançar 72,3% do total dos consumidores pesquisados. Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) de Alagoas.
Comparando junho deste ano com o mesmo período do ano passado, o IEC diminuiu 9%, demonstrando, mais uma vez, que os indicadores de endividamento no ano de 2014 são bem melhores em relação ao mesmo período de 2013. Na média do ano, o IEC em 2014 ainda continua muito abaixo do nível registrado ano passado (74%, em 2013, contra 67,4%, em 2014).
O percentual de consumidores com dívidas atrasadas caiu 8,9%, alcançando o nível de 21,5% contra 23,6% registrado em junho. Comparando junho/2014 com junho/2013, a taxa de consumidores com dívidas atrasadas é menor em 29% (21,5% contra 30,3%). Na média, em 2014, o indicador alcançou 22% contra 29,2% em todo ano de 2013.
A taxa de inadimplência voltou a crescer pelo terceiro mês consecutivo, alcançando 7,2% dos entrevistados em julho, uma elevação de 9%. Esse crescimento já foi bem menor que o verificado entre os meses de maio e junho, quando alcançou 15,8%. Esses dados apontam que existe uma desaceleração do ritmo de elevação da taxa de inadimplência e isso pode ser interpretado como um aspecto positivo.
Comparando junho/2014 com junho/2013, a redução foi de 30%. Naquele mês a taxa de inadimplência situou-se em 10,3% dos entrevistados. Na média do ano, a taxa de inadimplência, em 2014, ainda é bem melhor que a verificada no ano passado (5,8% contra 7,83%).
Segundo análise do Instituto Fecomércio, os números gerais do endividamento do consumidor da capital alagoana continuam numa trajetória bem melhor que os níveis apontados no ano de 2013. A única alteração para o mês de julho diz respeito à elevação da taxa de inadimplência, mas mesmo assim seu crescimento já foi bem menor que nos meses anteriores, demonstrando desaceleração.
O cartão de crédito lidera o tipo de dívida mais comum entre os consumidores da capital alagoana (86,1%). Seguidos dos carnês de lojas (9,4%) e financiamento de carros (4,8%) e casa (4,2%). Esse nível de comprometimento da renda com dívidas com cartões de crédito já foi bem maior em 2013, quando ultrapassava a casa dos 90%.
As famílias que ganham até de dez salários mínimos foram as que mais utilizaram e se endividaram com cartões de crédito (86,2%). As famílias que ganham acima de dez salários mínimos pelas características da estrutura de consumo se endividam mais com financiamento de carro (17,5%), casas (13,4) e outros tipos dívidas (7,2%).
Considerando o limite prudencial de 30% da renda que deve ser comprometida com dívidas, na média a família da capital alagoana ficou acima (35%). Em relação a maio (34,5%), esse indicador cresceu, portanto, 1,4%. As famílias que mais comprometeram renda com pagamento de dívidas e encargos foram as que ganharam até 10 s.m. (35,1%). A pesquisa completa está disponível no endereço www.fecomercio-al.com.br/ifepd
Últimas notícias

Homicídio a tiros assusta moradores no centro de Palmeira dos Índios às vésperas do Festival de Inverno

Perseguição policial termina com dois suspeitos detidos e moto apreendida em Palmeira dos Índios

Hospital de Emergência do Agreste apresenta 12 trabalhos no II Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas

Vereador denuncia abandono na saúde pública de Campestre e critica uso político da máquina administrativa

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Maceió

Corregedoria da Polícia Civil aponta arma de delegada em homicídio de Gari
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
