Eleições

Em faculdade, Renan foi questionado sobre violência

Por Assessoria 20/08/2014 12h12
Em faculdade, Renan foi questionado sobre  violência
- Foto: Assessoria

A academia é o lugar mais propício para debater os problemas da sociedade. E foi isso que Renan Filho fez na noite desta terça-feira, 19, na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). O candidato a governador de Alagoas pela coligação Com o Povo pra Alagoas Mudar bateu um papo com alunos e visitantes, principalmente sobre as políticas públicas de enfrentamento às drogas e a necessidade de reforçar a segurança pública.

Como solução para estes problemas, basicamente, Renan Filho dá como receita a mudança do modo como se encara a educação em Alagoas. Aliado a esta iniciativa, o candidato a governador propõe, sobretudo fortalecer as polícias Militar e Civil, investindo em repressão, contratando mais policiais, direcionando recursos na elucidação de crimes, trabalhando em paralelo na prevenção, maximizando as políticas públicas básicas.

“Precisamos fazer funcionar as escolas, o posto de saúde, checar a iluminação pública, os acesso do cidadão. A falta de oportunidades, de infraestrutura urbana, associadas à pobreza e ao desmantelamento das polícias, transformaram Alagoas no Estado mais violento do país. Temos que mudar isso”, resumiu Renan Filho.

O oferecimento de oportunidades para que o cidadão tenha acesso às políticas públicas é a saída. Esta é a ideia defendida pelo candidato. As oportunidades, segundo ele, vão desde o acesso fácil a educação de qualidade em tempo integral, cursos profissionalizantes, esporte e cultura, fundamentalmente.

“Não há política social milagrosa que resolva o problema da droga onde a educação não funciona. É vital fazê-la funcionar. Você não consegue resolver o problema da droga se não há empregos na periferia, se não oferecer mobilidade urbana, esporte, lazer e saúde. O Estado tem que prover a melhoria das políticas públicas. Droga é um problema da sociedade que só será resolvido coletivamente, porque o Estado sozinho não resolve tudo”, pontuou o candidato, completando que universidades serão fundamentais no engajamento da sociedade para a solução do problema.

Ainda no tocante à segurança pública, indagado sobre a redução da maioridade penal, Renan Filho enfatizou que é contra. “Não é enchendo os presídios de jovens que vai se resolver o problema da violência", afirmou. "É oferecendo oportunidade a esse jovem”, emendou.

Ele defende que a solução da violência é multidisciplinar e precisa de investimentos em diversas áreas. Do plano federal de segurança pública - o Brasil Mais Seguro - Renan Filho tirou uma medida que pode dar certo em Alagoas: integrar as polícias Civil e Militar nos municípios, aproximando-as do Poder Judiciário para dar fim à impunidade.