Efeitos da ditadura perduram nas condições precarizadas do trabalho, avalia CNV
Os efeitos da ditadura de 1964 nos sindicatos de trabalhadores refletem-se ainda hoje em baixos salários e condições precarizadas de trabalho, avalia a advogada Rosa Cardoso, da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Coordenadora do grupo de trabalho que investiga o tema, a advogada se reuniu nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro, com dirigentes sindicais e pessoas que resistiram à repressão militar em empresas no Rio de Janeiro. No evento, sindicalistas também denunciaram a suspeita de que as organizações ainda sejam monitoradas por forças de segurança, apesar do fim do regime militar há 29 anos.
“Primeiro, posso dizer sobre a depressão salarial. Antes de 1964, os trabalhadores ganhavam muito melhor. A queda de salário durante todo período fez com que as reivindicações fossem retomadas a partir de um patamar baixíssimo", lembrou a advogada. A segunda questão, segundo Rosa Cardoso, foi a retirada da estabilidade no emprego, "que foi mantida e é uma fonte de aflição e angústia, porque todos temem o desemprego”, afirmou.
Devido à presença de empresas estatais, como a Petrobras e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a organização dos sindicatos foi bastante combatida no Rio e considerada uma ameaça pelos militares. “Aqui era a capital e concentrava 80% das estatais. Os trabalhadores eram muito politizados. Estivadores, metalúrgico, petroleiros e portuários eram categorias conectadas com o projeto político nacional e não somente com as condições de trabalho”, destacou Rosa.
O grupo de trabalho "Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical", relembram a resistência de sindicatos e trabalhadores à repressão durante a Ditadura Militar (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
A reunião da CNV no Rio tomou depoimentos sobre a repressão militar ao movimento sindicalTânia Rêgo/Agência Brasil
Durante o encontro com a CNV, os sindicalistas contaram que as entidades sofreram intervenções diretas e foram monitoradas pelas assessorias de Segurança e Informação (ASI) – criados pela ditadura para vigiar empresas e órgãos públicos. Nos sindicatos, foram suspensas eleições de dirigentes e os trabalhadores ficaram impossibilitados de discutir convenções de trabalho e reajustes de salário. “Isso desarticulou a luta”, frisou Jadir Batista Araújo, da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Sindicalista à época, Geraldo Cândido, da Comissão Estadual da Verdade, acrescentou que os militares quebraram equipamentos e destruíram arquivos dos sindicatos. “Os militantes que não fugiram foram presos imediatamente e os que escaparam foram presos depois. A verdade é que os trabalhadores foram as primeiras vítimas do regime”, pontuou.
Na ditadura, muitos trabalhadores chegaram a ser presos e torturados dentro das empresas. Houve ainda demissões em massa, aposentadorias compulsórias e suspensão das promoções. Conhecido como Mario Macaco, Luiz Mario dos Santos conta que cerca de 100 funcionários dos Correios, sindicalistas à época, lutam até hoje para serem anistiados pelo Estado.
Durante o evento da CNV, Claiton Coffy, da diretoria executiva da Conlutas - Central Sindical e Popular, aproveitou para denunciar perseguição a sindicalistas e movimentos sociais na atualidade. “Qualquer atividade que questione o lucro das empresas e a política de governos é criminalizado hoje em dia”, disse. Ele citou como exemplo a prisão de ativistas durante os protestos contra a Copa do Mundo.
“A imprensa divulgou à época todo o monitoramento desses ativistas, como interceptações telefônicas e atuação em redes sociais. Temos certeza de que dirigentes de categorias importantes como os petroleiros, estão sendo monitorados por órgãos de segurança”, denunciou.
Os relatos dos trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura e o impacto da repressão na atividade sindical constará do relatório com as conclusões finais da Comissão Nacional da Verdade (CNV) sobre as atividades do regime, previsto para ser concluído até o fim deste ano. Também participaram do evento dirigentes da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Intersindical - Central da Classe Trabalhadora.
Últimas notícias
![Prefeito de São Sebastião recebe o Selo ouro de compromisso com a alfabetização em Brasília](https://img.7segundos.com.br/2-l7LkIGgegr0LQ7p45fF15blBM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-10-at-204458.jpeg)
Prefeito de São Sebastião recebe o Selo ouro de compromisso com a alfabetização em Brasília
![União dos Palmares recebe a 1ª Mostra Infanto-Juvenil de Artes Cênicas](https://img.7segundos.com.br/fzUVf5KSH7y8uTv_ALUV8QM17n8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-10-at-172610-1.jpeg)
União dos Palmares recebe a 1ª Mostra Infanto-Juvenil de Artes Cênicas
![Mais quatro pessoas são beneficiadas com a captação de órgãos no HGE](https://img.7segundos.com.br/jXBRf5kPAuaYPkGsRqS0s4g2nx0=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captacao-de-orgaos-realizada-no-hge-vai-beneficiar-quatro-pessoas-que-estao-na-fila-de-espera.jpg)
Mais quatro pessoas são beneficiadas com a captação de órgãos no HGE
![Manutenções afetam abastecimento de água em bairros da parte baixa de Maceió](https://img.7segundos.com.br/eLvl7iYr5tbqb3Lx0vaK52p5ekc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/etacatolecardoso-capa.jpg)
Manutenções afetam abastecimento de água em bairros da parte baixa de Maceió
![Família pede ajuda para realizar traslado de corpo de arapiraquense que morava em Sarandi, interior do Paraná](https://img.7segundos.com.br/fSJmXzqJr1G_zRzW2BAmqN_tYYU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/keka-3.png)
Família pede ajuda para realizar traslado de corpo de arapiraquense que morava em Sarandi, interior do Paraná
![Líder de tráfico de drogas e companheira morrem após confronto com a PM em Japaratinga](https://img.7segundos.com.br/WfT5klZJmgcC1d2AV4oddibaxjk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-10-at-175217.jpeg)
Líder de tráfico de drogas e companheira morrem após confronto com a PM em Japaratinga
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)