Professores participam de formação do Pacto pela Alfabetização

Trezentos orientadores de estudo estiveram na Faculdade Pitágoras, em Maceió, na terceira etapa do Seminário de Formação para os Orientadores de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Iniciada no último dia 2, a ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A finalidade da ação é qualificar professores de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Segundo a supervisora da Ufal, Juliane Medeiros, esta etapa da formação contemplou mais dois cadernos, um sobre resolução de problemas matemáticos e outro sobre geometria, tendo como objetivo quebrar paradigmas com relação ao ensino conceitual, principalmente da Geometria. "Precisamos acabar com algumas práticas de deixar a Geometria para o final. Hoje estamos oferecendo algumas estratégias didáticas que auxiliarão os professores na prática da docência e também às crianças, na sua aprendizagem", disse.
Na formação, os orientadores de estudos, além de trabalharem os conceitos geométricos, tiveram a oportunidade de construírem os próprios materiais, além de enxergarem outros meios para desenvolverem suas práticas, como o próprio corpo.
Para a orientadora de estudo do município de Olivença, Sidcleia Gomes de Albuquerque, o maior destaque foi poder identificar outras formas de trabalhar a Geometria além dos livros. "Aprendemos como ensinar, desde o primeiro ano, as crianças a se localizarem e movimentarem-se nos espaços em que estão inseridas. Trabalhar a Geometria de forma lúdica, com material concreto. Sair do livro e utilizar até o próprio corpo. Muito interessante, pois o trouxe mais impacto, saindo totalmente do tradicional", afirma a professora.
Avaliação
Todos os 102 municípios alagoanos fizeram adesão ao Pacto desde 2012. Após a formação dos orientadores dos estudos, estes repassarão o conteúdo aprendido para sete mil professores de Língua Portuguesa e Matemática das redes estadual e municipal de todo o Estado.
Em 2013, a primeira etapa da formação foi voltada exclusivamente para Língua Portuguesa, mas este ano, a capacitação aborda também a Matemática. De acordo com a superintendente de gestão do sistema estadual de educação e coordenadora estadual do PNAIC pela SEE, Maria do Carmo Silveira, desde os primeiros seminários, a aceitação às novas práticas sugeridas na formação têm sido unânimes, tanto pelos docentes, quanto pelos alunos, expressados nas avaliações realizadas ao término de cada seminário.
"A formação tem como principal objetivo refletir, estruturar e melhorar a ação docente no primeiro ciclo da alfabetização por meio do uso e da divulgação dos recursos didáticos e literários do Ministério da Educação. Os cursos voltados para os professores alfabetizadores pretendem refletir, também, sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, definir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura, escrita e matemática e promover instrumentos eficazes de avaliação, considerando a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais", explica a coordenadora.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
