MCCE propõe investigação de aposentadorias de Biu de Lira

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em Alagoas entrou com uma representação, nesta quarta-feira (17), contra o candidato ao Governo de Alagoas, Benedito de Lira (PP). Nela, eles reivindicam que o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado (MPE), no âmbito de suas competências, investiguem a legalidade das aposentadorias recebidas pelo senador: como vereador, procurador do Estado e deputado estadual.
De acordo com o presidente Antônio Fernando dos Santos, o Fernando CPI, durante todos esses anos, não existe um registro sequer de um parecer de Benedito de Lira como procurador – publicado no Diário Oficial. “Olha, eu sou funcionário público estadual há muitos anos. E durante todo este tempo acompanho, assiduamente, o Diário Oficial do Estado (DOE). Não há um registro sequer do parecer do candidato”, declara.
Em Alagoas, existem 437 mil aposentados. Nestes, o candidato – supostamente – acumularia as três aposentadorias. Fernando dos Santos deixa claro que não tem nada contra o candidato e que só responde quando é acionado: por meio de queixas que chegam até o seu conhecimento. “O MCCE não acusa, nem diz que alguém é culpado por algo. As denúncias chegam até o nosso conhecimento e nós provocamos as autoridades competentes para que apurem o caso”, reitera o líder do MCCE.
Ele conta que nesta eleição houve uma queda no número de denúncias que chegam até o seu conhecimento. A população não tem se movimentado muito para denunciar esquemas de compra de voto, nem tampouco, investigações sobre candidatos. Por isso, caso haja alguma queixa sobre a conduta de algum candidato, o contato é pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone 9155-9339. É preciso que o eleitorado encaminhe provas ou até mesmo direcionamento sobre onde estejam acontecendo algumas ilicitudes.
Resposta
A equipe de reportagem do portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de imprensa do candidato, mas, até o fechamento da matéria não obteve resposta. O espaço para o candidato está mantido, conforme rege a conduta regimental do jornalismo.
Últimas notícias
![[Vídeo] Temporal destrói estrada vicinal no município de Matriz de Camaragibe](https://img.7segundos.com.br/pA4Vr-Qv4BGSW_ho5swskb20qYo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-19-at-101404.jpeg)
[Vídeo] Temporal destrói estrada vicinal no município de Matriz de Camaragibe

Psicóloga destaca importância de lei de Leonardo Dias sobre apoio a alunos com altas habilidades

PL de combate a crimes virtuais contra crianças com uso de IA é proposto por Alfredo Gaspar

Previsão é de que chuvas continuem de maneira intensa pelas próximas 72 horas em AL
![[Vídeo] Elefante fica durante horas grudado ao caminhão que atropelou a sua cria](https://img.7segundos.com.br/1lXkYzAh8-ehrJrz24g6zsVtX48=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/mundo-mae-elefante-tenta-salvar-filhote-1747333919.avif)
[Vídeo] Elefante fica durante horas grudado ao caminhão que atropelou a sua cria
![[Vídeo] Quedas de árvores prejudicam tráfego na rodovia AL 105 no Norte de AL](https://img.7segundos.com.br/OBv2ZOFq8HKye4I6PpAN9o9sqQ8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-19-at-092858.jpeg)
[Vídeo] Quedas de árvores prejudicam tráfego na rodovia AL 105 no Norte de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
