Projeto de Lei Orçamentária é enviado para Assembleia

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2015 foi entregue pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa nessa segunda-feira (15). A previsão orçamentária para o próximo ano é de R$ 8.588.026.974, o que representa um aumento de 3,38% em relação a 2014. Esta variação, inferior a dos últimos anos (16,14% no Ploa 2014 e 8,06% no Ploa 2013), foi afetada diretamente pela redução da atividade econômica em todo o País.
Na previsão para 2015, as receitas correntes crescerão apenas 9,07%, devido à conjuntura econômica nacional que gerou efeitos negativos sobre a arrecadação de 2014. Na composição do PLOA, dentro das Receitas Correntes, destacam-se as Receitas Tributárias, cujo principal componente é o ICMS, e as Transferências Correntes, onde o Fundo de Participação dos Estados (FPE) tem maior interferência.
"Considerando que a economia brasileira vem apresentando baixo crescimento nos últimos trimestres, e a projeção de crescimento do PIB para 2015 não passa de 3%, esses dois pontos são afetados, e portanto a receita para os estados fica prejudicada", explica a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.
Apesar de uma menor expectativa na geração de receita, quando comparada com os anos anteriores, o Governo do Estado garante que não haverá necessidade de corte de gastos e investimentos nas áreas da Saúde, Educação e Segurança. "Havendo uma melhora no cenário da economia brasileira, será possível o próximo governo ampliar os convênios com os ministérios", afirma Poliana Santana.
Para se estimar a receita dos estados são considerados quatro parâmetros macroeconômicos, entre eles estão o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Boletim Focus do Banco Central, o PIB do Brasil em 2014 ficará abaixo do esperado, tendo como última previsão 0,33%. Já o IPCA, que mede a inflação, apresentará um resultado acima da meta estipulada pelo governo federal, que é de 4,5%.
Reajuste dos recursos próprios das áreas prioritárias - Como ocorre desde 2007, foram priorizadas na peça orçamentária para o próximo ano as áreas de segurança pública, saúde e educação, que tiveram reajustes de 13%, 14,8% e 11,81%, respectivamente, apenas com fonte do Tesouro Estadual.
"Essa priorização de recursos da fonte do Tesouro Estadual irá permitir a continuidade das ações para as áreas consideradas prioritárias para população e para o próprio governo. Não podia ser diferente já que essas são demandas crescentes", comenta a secretária.
Poliana Santana explica que os números dos reajustes globais dessas áreas - incluindo todas as fontes de recursos - não obtiveram o mesmo aumento percentual, tendo em vista a queda significativa nas receitas previstas de convênios com o governo federal, que vem contigenciando recursos anualmente e inviabilizando a continuidade de alguns projetos, bem como das operações de crédito, em especial com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que foi responsável por um aporte de aproximadamente R$ 108 milhões em segurança, saúde e educação em 2014.
"Na educação, por exemplo, tivemos uma redução de 24,75% dos recursos provenientes de convênios. Tivemos que remanejar recursos, após um levantamento criterioso das mais diversas pastas, para garantir a continuidade dos projetos. Os reajustes dos recursos ordinários acima de 10% são muito significativos, eles superam, inclusive, os valores do duodécimo dos poderes, que teve 8,82% de crescimento no PLOA 2015", conclui Poliana Santana.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
