Famoso na Índia, Arapiraca ganha concessionária de triciclos motorizados

Foi inaugurada em Arapiraca, a Lourinho Automotores primeira concessionária em Alagoas, da Motocar, empresa brasileira que fabrica triciclos motorizados. O empreendimento, localizado à Rua Expedicionário Brasileiro, 1707, no Bairro Cavaco, em Arapiraca. é uma iniciativa dos irmãos Aglaé Silva dos Santos e Rendricson Silva dos Santos, cuja família tradicionalmente, já desenvolve atividades empresariais no sertão alagoano.
Para a proprietária da concessionária da Motocar, em Arapiraca, as pesquisas recentes que apontam Arapiraca como uma das sete cidades brasileiras com maior poder de consumo foi um dos motivos para escolher a cidade como a primeira em Alagoas e a terceira no Nordeste a inaugurar o empreendimento.
O crescimento econômico da cidade tem impulsionado o surgimento da economia informal. “Em cada esquina há um empreendedor comercializando alimentos, como cachorro-quente, batatinha, doces. O triciclo pode ser o transporte ideal para esse tipo de atividade. A facilidade n mobilidade desse veículo é a principal vantagem. O empreendedor comercializar os produtos em outras cidades, sem precisar ter que fretar um carro para transportar o material usado na fabricação do alimento, tudo já vai acomodado no triciclo.
O sócio-proprietário, Rendricson Silva, afirmou que as empresas ofertantes de serviços, também são grandes potenciais na compra do triciclo motorizado, como a entrega em domicílio da feira de supermercado, gás de cozinha, água, material de construção, entre outros serviços.
O empresário explica que há três modelos comercializados, o triciclo de passageiros, o triciclo de compartimento de carga aberto e o de compartimento de carga fechado. O de passageiros leva até três pessoas, tem uma cabine coberta e, por isso, o motorista e os passageiros são dispensados de usar capacete.
Para o condutor do veículo é exigida a carteira de habilitação do tipo A e o uso do capacete em rodovias. “Usar esse tipo de veículo para fazer transporte de passageiros tem muitas vantagens: para os passageiros é mais higiênico e mais seguro. Para o condutor é mais lucrativo, o veículo permite levar de uma única vez dois passageiros para a mesma localidade, reduzindo os custos com combustível” informou.
Fabricação
Famoso na Índia, onde circula em grande número, o tuk-tuk começou a ser produzido e vendido no Brasil no primeiro semestre deste ano. A responsável pela frota de triciclos motorizados é a Motocar, uma empresa familiar que mantém sua linha de produção na Zona Franca de Manaus.
O Motocar é o primeiro triciclo motorizado para transporte de passageiros fabricado em território nacional. O foco do triciclo é a locomoção para curtas distâncias.
A potência do triciclo pode ser comparada com a de uma moto de 150 cilindradas, mas a velocidade máxima é 70 Km/h, para compensar o peso do veículo, que também tem um bagageiro com capacidade para até 50 quilos. Movido à gasolina o consumo médio é de 30km por litro e a velocidade máxiam é de 65km/h. O motor de 150 cilindradas tem câmbio manual de quatro marchas e transmissão por correia.
Na parte traseira do veículo pode-se fazer o transporte de bagagens e cargas de até 25kg. Nos modelos específicos de transportes e possível carregar até 350kg. Todos os modelos possuem extintor de incêndio, freio de mão de fábrica, freio a disco na frente e rodas de liga leve.
Últimas notícias

Mulher é presa após esfaquear o marido por ciúmes em Maceió

Mulher é presa por injúria e desacato após confusão em transporte por aplicativo

Motorista sobrevive a grave acidente após colidir com coqueiro na AL-220, em Arapiraca

Homem é assassinado a tiros no bairro do Poço

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 45 milhões

Atentado a tiros deixa duas pessoas feridas no Clima Bom, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
