Arapiraca

Amantes de fuscas mantêm tradição do veículo em Arapiraca

Por Clau Soares 19/10/2014 21h09
Amantes de fuscas mantêm tradição do veículo em Arapiraca
- Foto: 7Segundos

Quem esteve no Arapiraca Garden Shopping, neste fim de semana, pode conferir a segunda edição do Encontro Alagoano de Fuscas e Carros Antigos. Organizada por um grupo de apaixonados por veículos, a mostra reuniu dezenas de exemplares de carros, mas foram os exemplares do veículo mais vendido da história automobilística, o fusca, que atraiu curiosos e apreciadores ao local. A grande fileira de fuscas, de fato, chamou a atenção do público que passava pelo estacionamento do shopping.

O presidente do Clube do Fusca de Arapiraca, o empresário Marcos Ernesto Bezerra, explica que a iniciativa está integrada ao calendário nacional de exposição. “Este encontro ocorre uma vez por ano, mas nos reunimos uma vez por semana, no Bosque das Arapiracas”, explica. Os proprietários também percorrem todo o Brasil para participar de eventos deste tipo. “Já estivemos em Natal (RN), Patos (PB) e Toritama”, relata Marcos Bezerra.

O Clube do Fusca existe há dez anos em Arapiraca. Marcos Ernesto, que se autodenomina um amante do carro, faz parte do grupo há um ano, embora possua um fusca há cerca de uma década. Ele é tão apaixonado pelo veículo que, nos últimos três anos, gastou quase R$ 50 mil para turbinar o seu exemplar Volkswagen.

Quem olha o veículo de perto percebe que o investimento valeu a pena. Os bancos de pelica, o revestimento interno com tapete persa, rodão aro 18, pneus perfil baixo, ar condicionado, DVD, painel personalizado. Tudo isso confere o ar de carro de luxo. “Quem tem um fusca hoje, tem uma relíquia”, diz Marcos. Segundo o empresário, é possível encontrar fuscas de R$ 3 mil a R$ 100 mil, no mercado.

Para deixar o fusca uma peça ainda mais pessoal, Marcos tirou o banco traseiro e em seu lugar fez uma pequena galeria, com discos de seus cantores preferidos, a exemplo do Rei Roberto Carlos, e ainda com miniaturas de diferentes modelos de fusca. “O fusca é tão especial que onde o fusca não chegar, nenhum carro chega”, declara.

O Clube do Fusca hoje possui cerca de 60 membros atuantes que participam dos eventos, viagens e dos encontros semanais que ocorrem toda quinta-feira. “Esse é o número de membros, mas não de carros”, explica Ernesto, já que os colecionadores costumam ter mais de um fusca.

De Hitler aos dias atuais
O Fusca foi criado, na década de 1930, com o objetivo de atender a uma demanda exigida pelo ditador Hitler, na Alemanha. O mandatário solicitou que fosse produzido um veículo com cinco lugares, de modo que nele coubesse uma família alemã que na época era, em geral, formada pelo casal e três filhos. Hitler recomendou ainda que o veículo deveria ser econômico e acessível. As exportações do veículo tiveram início somente em 1947, chegando ao Brasil somente em 1951. No Brasil, o fusca foi produzido, com intervalos, até 1996.