Em Craíbas, governador acompanha fertilização de bovinos
O governador Teotonio Vilela visitou no sábado (1º) a Fazenda Albuquerque, zona rural do município de Craíbas, onde acompanhou a fertilização de reses da propriedade que faz parte do Programa de Melhoramento Genético do rebanho alagoano. O chefe do Poder Executivo destacou a importância do projeto para o futuro da genética bovina no Estado.
"Essa ação vai provocar um revolução na qualidade da genética do gado alagoano, beneficiando principalmente o pequeno produtor", afirmou.
Os implantes de embriões são feitos por meio de Fertilização In Vitro (FIV) resultante da parceria entre o Estado de Alagoas e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), firmada em maio deste ano. O objetivo do projeto é fazer com que a fertilização in vitro seja acessível também para o pequeno produtor.
"Assistir ao resultado de uma parceria do governo do Estado com o Sebrae e a in vitro, uma empresa especializada na produção de embriões, é uma alegria, assim como ver Alagoas realizando um programa que prevê o implante de três mil embriões em vacas que já foram melhoradas geneticamente. Temos agora reses de qualidade genética alta com implantação de embriões de puríssima genética", completou.
A taxa de sucesso de prenhez com os implantes é de 30%, de acordo com os técnicos da In Vitro Brasil. O acordo é que o produtor arque apenas com 20% do custo do procedimento, que será de R$ 1.100 por prenhez. Os 80% restantes serão custeados pelo Sebrae/AL. Considerando os custos normais de mercado atualmente, este tipo de serviço não fica por menos de R$ 2 mil reais para os poucos produtores de Alagoas que vêm adotando essa tecnologia individualmente.
Serão mil prenhezes para este ano e dois mil para o próximo. O programa se estenderá até a próxima gestão, uma vez que o retorno se dá em médio prazo, quando os animais fecundados estiverem dando cria. Na parceria, o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) disponibilizou instalações do Polo Agroalimentar de Batalha para funcionar como apoio às ações do laboratório.
As vacas coletadas são de renomadas fazendas do Sudeste do Brasil e têm genealogia conhecida, garantindo a qualidade do animal a ser gerado através do processo de Fertilização In Vitro. Assim, a expectativa é que Alagoas, em médio prazo, melhore ainda mais a qualidade genética do rebanho.
Atualmente, o Estado já ocupa a 5ª melhor produtividade por vaca/ano no ranking nacional e a 1ª no Nordeste. O projeto vai beneficiar 22 municípios, a maioria deles localizada na região da Bacia Leiteira.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
