Com débito de 18 R$ milhões, conta de energia da nova adutora será da CAB

O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, do Tribunal de Justiça de Alagoas, suspendeu decisão de 1º grau que determinou à Companhia Energética de Alagoas (Ceal) a ligação elétrica das estações que compõem o Novo Sistema Adutor do Agreste, no prazo de 48h, em nome da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por esta não realizar o pagamento das faturas referente ao serviço de fornecimento de energia.
A suspensão se deu após recurso no qual a Ceal afirmou a impossibilidade de a ligação elétrica ser feita em nome da Casal, posto que esta é inadimplente habitual, cuja dívida referente ao não pagamento das faturas regulares de energia elétrica atinge o montante de R$ 18.389.240,44.
A Ceal afirmou, ainda, que a determinação foi cumprida antes mesmo da decisão de 1º grau, porém, a ligação elétrica foi realizada em nome da CAB Águas do Agreste S/A (CAB Ambiental), que passará a ser responsável pelos pagamentos das respectivas faturas de energia elétrica, diante da parceria público-privada firmada.
Diante do contexto, o desembargador esclarece que a Ceal tem o direito de não realizar ligações elétricas sem que tenha havido o adimplemento da dívida, de acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
“Reputo presente o requisito da possibilidade da ocorrência de lesão grave e de difícil reparação, porquanto a manutenção do decisum e, por conseguinte, a determinação da prestação de serviços em nome da agravada (Casal), poderá acarretar no aumento da dívida já contraída por esta, perante à agravante, ocasionando-lhe prejuízos maiores”, ressaltou o desembargador.
Washignton Luiz Damasceno destaca, ainda, que, como afirma a Ceal, a parceria público-privada garantiu a criação do novo sistema adutor em complemento aos benefícios trazidos pelo já existente e também garantirá o pagamento das respectivas faturas de energia elétrica das estações, através da CAB Ambiental, mantendo o serviço em benefício das famílias que residem na região.
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
