Alagoas

Aluna de Arapiraca apresenta projeto em Mostra Científica no Pará

Por Assessoria 12/11/2014 17h05
Aluna de Arapiraca apresenta projeto em Mostra Científica no Pará
- Foto: Assessoria

Um gel fortificante para cabelos crespos e ondulados a partir da semente de linhaça, desenvolvido por uma aluna de uma escola pública de Arapiraca, será apresentado na feira do Movimento Científico do Norte e Nordeste (Mocinn), que será realizada no período de 24 a 28 de novembro na cidade de Abaetetuba, no Pará.

Paralelamente à Mocinn, será realizada também a V Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA). Os dois eventos reúnem os melhores trabalhos de iniciação científica do Norte e do Nordeste do Brasil. De acordo com os organizadores, cerca de 70 projetos serão expostos por participantes dos estados das duas regiões.

O projeto que representará Alagoas foi desenvolvido pela aluna Lisya Layne da Silva Santos, do 9º ano da Escola Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca. Sob a orientação da professora de Química Nadja Alves Souza, o projeto de Lisya consiste na produção de um gel natural e de baixo custo para o fortalecimento dos cabelos.

A dupla viaja ao Pará com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). A secretária Stella Albuquerque destaca a importância da participação alagoana na mostra científica. "A presença de Nadja e Lisya nesta Mostra nos traz muita alegria, pois representa o fomento à pesquisa integrada ao currículo e a valorização da prática pedagógica do professor, além de reconhecer novos talentos. Trata-se de uma forma de estimular mais alunos e professores a buscarem o ensino e a aprendizagem por meio da pesquisa", ressalta Stella.

100% natural

"Esse gel é um produto100% natural que não prejudica os cabelos. Pelo contrário, fortalece os fios e previne a caspa e não usa qualquer tipo de produto químico", explica Lisya.

Segundo a professora Nadja Souza, o gel à base da semente de linhaça, desenvolvido por Lisya Layne se destacou em algumas das maiores exposições científicas do Brasil por apresentar resultados positivos e ser totalmente natural. "Isso mostra que o produto desenvolvido por nossa aluna foi bem feito e teve a sua utilidade comprovada", destacou.

Dentre os eventos onde a pesquisa foi premiada, estão a edição 2013 da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) realizada pela Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (SEE), onde venceu na categoria Ensino Fundamental e o primeiro lugar na categoria Exatas/Ensino Fundamental, a Exposição de Ciência e Tecnologia da Milset Brasil, ocorrida em maio deste ano em Fortaleza. Na edição 2013 do Mocinn, o projeto ficou em segundo lugar.

MOCCIN

Os participantes do Mocinn terão a oportunidade de apresentar seus projetos durante a V MCTEA junto aos melhores trabalhos enviados por estudantes de vários estados do Brasil e de outros países.

Os trabalhos participantes concorrerão a diversas premiações e credenciamento para diversos eventos científicos nacionais e internacionais, a exemplo da Mostra Brasileira/Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec, no Rio Grande do Sul), Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia na USP (Febrace, em São Paulo), Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit, em Pernambuco), Ciência Jovem, também em Pernambuco e Exporecercar Jovem (Barcelona).