Alagoas

Servidores do Judiciário Federal definem ações de mobilização

Por Assessoria 12/11/2014 17h05

O Sindjus/AL realizou uma assembleia geral, nesta quarta-feira (12), para definir os encaminhamentos da campanha salarial e das questões específicas dos servidores do Judiciário Federal e do MPU.

Antes de iniciar a assembleia, a categoria realizou um minuto de silêncio em homenagem a Mário Gomes dos Santos, irmão do coordenador Administrativo do Sindjus/AL, Alex Sandro Cardoso, que faleceu, nesta manhã, em um acidente automobilístico.

No encontro, o coordenador Geral do Sindjus/AL, Paulo Falcão, ressaltou a preocupação com o desinteresse da categoria em participar da mobilização, destacando que o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, manifestou à Fenajufe que é possível apenas que os projetos salariais dos juízes e procuradores serem aprovados no Congresso Nacional. "Se a categoria se ausentar da luta, teremos mais ataques aos nossos direitos. Não iremos conquistar o reajuste salarial. Os juízes conquistaram o auxílio moradia no valor de R$ 4,3 mil. E o governo federal já aumentou as taxas de juros, o valor da gasolina e a tarifa da energia elétrica", alertou.

TRE
O dirigente sindical informou que o Sindjus/AL protocolou cinco ofícios referentes aos pleitos dos servidores do TRE/AL; destes apenas um, que trata da mediação da radiação do campo magnético da Torre da TV Gazeta à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), obteve resposta.

Na resposta ao ofício do Sindjus/AL, o Gerente da Unidade Operacional da Anatel de Alagoas, Douglas Aquino de Melo, concluiu que "os níveis aferidos para a intensidade de campo com média de 2,3Vm e máxima de 3,5 V/m, estão abaixo do limite mais conservador apresentado no RLEC, que é de 28 V/m, corresponde ao valor para a faixa de 10 a 400 MHz", revela o documento.

Na assembleia, ficou decidido que o Sindjus/AL solicitará uma audiência com a Administração do TRE/AL para tratar dos expedientes referente ao retorno da jornada diária de seis horas, do pagamento de horas-extras no mês de outubro, da aquisição do terreno da nova sede do TRE/AL, da reforma do Fórum Eleitoral de Maceió, da medição do campo magnético do Edifício Jornalista Arnon de Melo e da mudança dos servidores ao referido prédio.

TRT
O Sindjus/AL solicitará uma audiência com o presidente do TRT/AL, desembargador Federal Severino Rodrigues, para tratar do ponto eletrônico e da compensação de trabalho nas eleições.

Os servidores também elegeram a coordenadora Geral do sindicato, Socorro Alécio, como delegada de base da Reunião Ampliada da Fenajufe, além do coordenador Administrativo, Jair Tavares, como suplente. Na ampliada, os delegados irão definir os rumos da mobilização nacional, no dia 30 de novembro, em Brasília. O plano de luta da reunião da Fenajufe será divulgado pelo Sindjus/AL, o qual irá convocar a categoria para participar da mobilização.

Na assembleia, o Sindjus/AL destacou que o caminho para vencer o arrocho salarial é a mobilização. O governo Dilma não apresentou uma proposta à categoria sobre os substitutivos aos PLs 6.613/2009 (Judiciário) e 6.697/2009 (MPU) e os PLs 7920/2014 (Judiciário) e 7919/2014 (MPU), que recompõem a perdas financeiras dos servidores.