Alagoas

Porto Calvo sedia Feira da Agricultura do Litoral Norte

Por Assessoria 13/11/2014 17h05

Os pequenos agricultores da Região Norte estiveram reunidos nos dias 12 e 13 de novembro na histórica cidade de Porto Calvo. A Praça Apolinário de Gusmão foi o palco da Feira da Agricultura do Litoral Norte. O evento reuniu os camponeses dos municípios de Campestre, Jacuípe, Maragogi, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, além do município sede.

A feira rural atraiu um bom público ao Centro histórico da cidade. Os agricultores participantes do evento ficaram satisfeitos com o resultado obtido com os dois dias de venda. O evento em Porto Calvo contou com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).

O camponês Manoel Messias dos Santos, de 36 anos, veio de Campestre e ficou feliz com o resultado da feira. "Aqui vendi minhas massas, goma, farinha, bolo de macaxeira, beijú e muito mais. Trouxemos muitos produtos de qualidade. Estou muito feliz com esses dois dias de negócios aqui em Porto Calvo", ressaltou.

 A aposentada Maria Eletí veio para a feira e não perdeu a oportunidade de adquirir produtos. "Essa feira aqui foi ótima e comprei muita coisa boa aqui. E o melhor é que são alimentos de ótima qualidade vindo diretamente do campo para a feira", disse.

A Feira da Agricultura do Litoral Norte contou com a venda de macaxeira, inhame, maracujá, laranja seletiva, acerola, abacaxi, banana comprida e banana pacovam, batata doce, mel. A região também é rica na produção de caju, mangaba, coco verde, galinha caipira e muitos outros.

A Prefeitura de Porto Calvo pretende tornar o município referência em Alagoas na produção agrícola. O município vem investindo e incentivando a agricultura familiar e os pequenos agricultores. Os produtos atualmente são cultivados principalmente nos assentamentos: Boa União, Maciape, Conceição e Boa Vista. Os produtos são comercializados na feira livre de Porto Calvo, Maceió, Recife e também para Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).