Alagoas

Usuários do 1º Centro podem ser atendidos no Hospital da PM

Por Assessoria 13/11/2014 17h05

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), formalizaram, nesta quinta-feira (13), no salão nobre do Comando Geral da Polícia Militar, um termo de cooperação mútua com o Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar de Alagoas. O objetivo é garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a continuidade dos serviços prestados pelo 1º Centro de Saúde, que está em reforma.

A assinatura foi feita pelo secretário Jorge Villas Bôas e o comandante geral da PM, coronel Marcos Vinícius Gomes. O governador Teotonio Vilela Filho e a superintendente da Atenção à Saúde da Sesau, Aparecida Auto, assinaram o documento como testemunhas do ato. Desde fevereiro, o hospital da Corporação adequou a sua estrutura e atende em média a 1.300 pacientes por mês, contabilizando até outubro mais de 11 mil atendimentos nas 15 especialidades médicas e exames.

Teotonio Vilela afirmou que a parceria com a PM vai otimizar a estrutura do hospital militar e, mesmo após a reabertura do 1º Centro de Saúde, o trabalho conjunto deve continuar. "Com esta iniciativa a Polícia Militar se aproxima ainda mais da população que precisa do SUS, uma vez que terá coberta uma lacuna de anos, que é a saúde", destacou o chefe do Executivo estadual, lembrando que vai entregar o Estado com o dobro de leitos e com a missão de dever cumprido por fazer em oito anos o que foi feito em 80.

O secretário Jorge Villas Bôas ressaltou que a maior carência atualmente no Brasil é na chamada Média Complexidade (consultas e exames especializados) e com o fechamento do 1º Centro de Saúde, que funcionava na Levada, e a transferência do atendimento médico e ambulatorial para o Hospital da PM, vai proporcionar saúde pública de melhor qualidade para a população, policiais militares e seus familiares.

Na oportunidade, o governador ressaltou ainda os avanços conquistados no que diz respeito à cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que, segundo ele, há oito anos havia cobertura apenas em Maceió e Arapiraca. "Alagoas é o primeiro estado do Brasil a ter uma rede Samu completa, já que tem uma a cada 30 quilômetros. Todas as políticas públicas do nosso governo foram direcionadas de forma equitativa para todos os municípios, independente do partido do prefeito", destacou Teotonio.

O comandante geral da PM, coronel Marcos Vinícius, afirmou que a parceria trouxe como saldo 15 novas especialidades médicas para a Corporação e agradeceu o apoio do Governo. Segundo ele, o atendimento no hospital da PM acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e conta com 39 médicos, dois nutricionistas, duas assistentes sociais e uma enfermeira.

Dentre as especialidades estão clínica médica, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, angiologia, ginecologia, ortopedia, gastroenterologia, oftalmologia, urologia, reumatologia, homeopatia, nefrologia e colposcopia. A instituição hospitalar fica localizada na Praça da Independência, nº 67, no Centro de Maceió.

Participaram ainda da solenidade o diretor do hospital, coronel Marcelo Oliveira; o diretor do ambulatório do hospital, médico João Medeiros; a administradora da instituição, Socorro Espíndola; secretário de Articulação Política, Fábio Rodrigues; presidente da Associação Militar de Alagoas, major Fragoso; da Associação de Cabos e Soldados, cabo Sandra Márcia, a diretora do Hospital Geral do Estado, Verônica Omena e demais técnicos da saúde e militares.
Após a solenidade, o governador e o secretário de Saúde, acompanhados pelos gestores do Hospital da PM, visitaram as dependências da unidade.