Arapiraca

Van que leva pacientes de Arapiraca para Maceió fica sem combustível

Por 7 Segundos 18/11/2014 17h05
Van que leva pacientes de Arapiraca  para Maceió fica sem combustível
Prefeitura de Arapiraca - Foto: Reprodução

Todos sabem das dificuldades enfrentadas pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), os transtornos desse pacientes aumentam quando o município não disponibiliza de transporte para que o paciente possa dar continuidade ao tratamento. Este fato ocorreu nesta segunda-feira com Daniela Rose Oliveira.

Daniela explicou que mora na zona rural de Arapiraca e faz acompanhamento em Maceió para realizar uma cirurgia bariátrica, no entanto, ontem por pouco ela não perdeu sua consulta, pois o tanque da van que levaria os pacientes estava com pouco combustível. “O tanque estava com menos da metade do combustível, dava para chegar até Maceió, mas talvez na volta a gente tivesse que colocar mais. 

Segundo Daniela, na volta, o motorista ligou para a prefeitura e disseram que não era para que ele tivesse ido, pois estava sem combustível. “O motorista pagou o combustível e pegou a nota fiscal, para depois ser ressarcido” relatou Daniela.

A usuária contou que alguns pacientes fazem tratamento de câncer. “Eu preciso ir duas vezes ou três no mês, às vezes eu vou duas vezes na semana. Eu moro na zona rural já gasto para pegar a van e muitas vezes não temos o dinheiro do lanche”, desabafou.
De acordo com Daniela, esta é a primeira vez que isso acontece. “Já aconteceu da van quebrar e eles disponibilizarem uma ambulância para a viagem”, pontuou.

O site 7 Segundos entrou em contato com a  gerente de Atenção à Saúde de Arapiraca, Noélia Barbosa, que informou desconhecer essa situação .  A gerente informou que há uma contenção de combustível nos veículos que fazem os serviços administrativos.

Ele citou o exemplo das viagens dos técnicos para reuniões e outros compromissos em Maceió. " Tentamos agendar em um único dia para levar a equipe de uma única vez " informou Noélia. 

Mas essa medida não inclui os veículos que transportam pacientes. ' Vamos apurar essa denúncia para tomar as devidas providências" finalizou.