JHC prestigia homenagem à ministra Marluce Caldas e destaca representatividade alagoana no STJ
Na solenidade no Ministério Público, prefeito ressalta marco histórico para Alagoas
O prefeito de Maceió, JHC, participou nesta quinta-feira (11), da 9ª Reunião Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas, que prestou homenagem à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Marluce Caldas. Para o gestor, a iniciativa representa não apenas uma homenagem, mas um reconhecimento da trajetória e do impacto do trabalho da magistrada para o povo alagoano e para o Brasil.
“É uma alegria enorme para nós, alagoanos, poder ter uma mulher, ou seja, representatividade feminina no Judiciário. A doutora Maria Marluce, que veio do Ministério Público de Alagoas depois de tantos anos de luta, conseguir chegar ao Superior Tribunal de Justiça é um feito importante, é um marco para o nosso estado. Nós, maceioenses e alagoanos, temos muito orgulho desse momento histórico”, destacou JHC, acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Cunha.
Durante o encontro, o prefeito ressaltou ainda o legado da ministra dentro do Ministério Público de Alagoas e a importância de sua nova atuação no STJ, agora como julgadora em uma das Câmaras Criminais.
“É motivo de muito orgulho para todos nós vermos uma alagoana representando a Justiça brasileira em uma das mais altas cortes do País, com coragem, imparcialidade e compromisso com a cidadania”, completou JHC.
A ministra Maria Marluce Caldas, primeira mulher a representar o Ministério Público no STJ, afirmou que a homenagem simboliza mais do que um gesto, é o reconhecimento de uma trajetória de quase quatro décadas dedicadas à Justiça e à defesa da cidadania.
“Na verdade, é um reconhecimento, não só para mim, mas para o Ministério Público do Estado de Alagoas e todos os Ministérios Públicos dos Estados, pela representação. É uma honra ser a primeira mulher ministra representante do Ministério Público dos Estados. Durante todos esses anos, minha vida se confundiu com a história da instituição e esse momento é histórico para nós”, declarou.
A ministra também destacou o compromisso de sua atuação no STJ e a relevância da representatividade nordestina no Tribunal.
“Quero representar a minha instituição, representar todos os membros do Ministério Público do Brasil, mas, sobretudo, quero demonstrar a força do povo nordestino e o legado das mulheres pioneiras. Nosso compromisso é ser instrumento de transformação social, trazendo mais dignidade, acesso a direitos e respeito à Constituição. Nosso trabalho é lutar para reduzir desigualdades, fortalecer a democracia e proteger os invisíveis. É essa missão que levo ao STJ”, afirmou.
A sessão foi conduzida pelo presidente do Colégio de Procuradores, Lean Antônio Ferreira de Araújo, e reuniu autoridades, membros do Ministério Público e representantes da sociedade civil.
Últimas notícias
Colisão entre duas motocicletas deixa ferido no povoado Tigui, em Arapiraca
Muda de Ipê recém plantada é furtada no novo Mirante da Santa Amélia, em Maceió
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
