Zanin dá quarto voto e define condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe
Bolsonaro foi condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado
O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, deu o quarto voto e definiu o placar pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe e outros quatro crimes a que foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Zanin seguiu a maioria já formada mais cedo pelo voto da ministra Cármen Lúcia, que seguiu o relator da ação, Alexandre de Moraes, e o colega Flávio Dino para punir o ex-presidente. Somente o ministro Luiz Fux votou para absolver Bolsonaro no colegiado
Bolsonaro foi condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Os ministros devem discutir agora a chamada dosimetria da pena. Bolsonaro poderá pegar até 43 anos de prisão, se considerados agravantes para todos os delitos.
O ex-presidente, que está em prisão domiciliar, nega todas as acusações. Ele afirma que, embora tenha tido conversas sobre a possível decretação de Estado de Sítio, jamais deu qualquer ordem nesse sentido. Alega também que estava nos Estados Unidos quando aconteceram os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
[Vídeo] Homem investigado por estupro de vulnerável no PR é preso no interior de Alagoas
Resultado do Sisu 2026 é divulgado; veja como acessar lista de aprovados
Acumulou! Mega-Sena pode pagar R$ 102 milhões nesta quinta-feira
Batida entre entre dois carro deixa trânsito lento na Avenida Leste-Oeste, em Maceió
MP denuncia Rogério Andrade e prende PMs por guarda armada do jogo do bicho
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
