Representantes participam da primeira reunião do Conselho de Economia Solidária
O Conselho de Economia Solidária - empossado no último dia 4 de novembro pelo governador Teotonio Vilela -, deu continuidade às atividades de formalização do colegiado. Isso porque foi realizada na quarta-feira (19) a primeira reunião que marca a instalação do Conselho.
Na oportunidade, foram realizadas eleições para presidência e vice-presidência do Conselho, que ficaram representadas por uma entidade da sociedade civil e a Secretaria do Estado do Trabalho Emprego e Qualificação Profissional, respectivamente.
Com o objetivo de situar e nivelar os conselheiros acerca do desenvolvimento e cumprimento da política de fomento à economia solidária, foi apresentado um vídeo com o panorama geral sobre a situação do segmento em Alagoas. A partir disso, foram discutidas as principais demandas a serem promovidas pelo Conselho, a fim de cumprir com as determinações presentes nas leis de Política e do Conselho Estadual de Economia Solidária.
Atuando na promoção de atividades que estimulam o cenário econômico sob a perspectiva solidária, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) é representada por um dos membros do Conselho, o gerente de Associativismo e Cooperativismo da secretaria, Beda Díaz.
“Trabalhamos diretamente junto aos Arranjos Produtivos Locais e com ações ligadas ao artesanato. Dessa forma, asseguramos novas oportunidades de emprego e renda, além do apoio à criação de variados empreendimentos”, explica Beda Díaz.