Canadá manda fechar escritório do TikTok no país; 'risco à segurança nacional'
Chinesa ByteDance, dona do TikTok, disse que vai recorrer da decisão e que ela vai causar a 'destruição de centenas de empregos bem pagos

O governo do Canadá mandou fechar a TikTok Technology Canada, Inc., filial canadense do TikTok, na última quarta-feira (6). O “banimento” só vale para o escritório da empresa e não afeta o uso do aplicativo no país.
“O governo não está bloqueando o acesso dos canadenses ao aplicativo TikTok ou sua capacidade de criar conteúdo. A decisão de usar um aplicativo ou plataforma de mídia social é uma escolha pessoal”, disse o Ministro da Inovação, Ciência e Indústria canadense, François-Philippe Champagne.
Segundo comunicado do governo canadense, a decisão é resultado de um processo de revisão de segurança nacional de várias etapas”, foi feita com base na Investment Canada Act (lei sobre investimento estrangeiro no país) e está relacionada aos riscos à segurança nacional ligados à chinesa ByteDance, proprietária do TikTok.
“Embora o Canadá continue a acolher o investimento estrangeiro direto, o governo agirá decisivamente quando os investimentos ameaçarem nossa segurança nacional”, concluiu o Ministro canadense em comunicado à imprensa.
Em resposta, o TikTok disse que vai contestar a ordem no tribunal e que a decisão vai “destruir centenas de empregos locais bem pagos" no país.
Resposta do TikTok, divulgada no dia 6 de novembro, na íntegra:
"Fechar os escritórios canadenses do TikTok e destruir centenas de empregos locais bem pagos não é do interesse de ninguém, e a ordem de fechamento de hoje fará exatamente isso. Nós contestaremos essa ordem no tribunal. A plataforma TikTok permanecerá disponível para que os criadores encontrem um público, explorem novos interesses e para que as empresas prosperem".
Nos EUA, o cerco também está fechando para o TikTok
Em maio, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden sancionou projeto de lei que pode resultar no banimento do TikTok do país.
Segundo a medida, a empresa chinesa de tecnologia tem até meados de janeiro de 2025 para encontrar um comprador que seja de confiança dos EUA para tocar as operações do TikTok no país. Caso contrário, o Google e a Apple terão que remover o TikTok das suas lojas de aplicativo, App Store e Play Store, respectivamente.
Últimas notícias

Inflamação silenciosa do coração pode causar morte súbita, alerta cardiologista alagoano

Motociclista sofre lesão no tórax após colidir moto na traseira de veículo em Maragogi

Após repercussão de exoneração, Defensoria Pública anuncia novo defensor para atuar em caso Braskem

Samu promove mais um curso de manejo de vias aéreas pediátricas para profissionais que atuam no suporte básico
![[Vídeo] Criança de 6 anos aparece na escola com marca de 'chinelada' no rosto e pai é preso](https://img.7segundos.com.br/4MHU8vffCF9Hkuq-JY_q1HuOeSU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-07-at-115057.jpeg)
[Vídeo] Criança de 6 anos aparece na escola com marca de 'chinelada' no rosto e pai é preso

Associação Master Alagoana de Basquetebol é reconhecida como Embaixadora do Turismo em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
