Alagoas

MPE/AL realiza I Seminário do Projeto Associação Legal

Por Assessoria 11/12/2014 14h02

No próximo dia 16 de dezembro, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realizará o I Seminário do Projeto Associação Legal, com o tema "Onde está a corrupção - Ética nas relações do terceiro setor". O evento ocorrerá no auditório João Sampaio, no Campus I do Cesmac, das 7h20 às 17h, com palestra, debate e oficina sobre ética no cotidiano das entidades sociais.

O Projeto Associação Legal foi idealizado pela 24ª Promotoria de Justiça da Capital, que é especializada em Fundações. A iniciativa surgiu da necessidade de se atuar de forma mais proativa diante das instituições com a finalidade de capacitar dirigentes, conselhos fiscais e lideranças locais, a partir da forma mais ética de agir com os usuários dos serviços e no trato dos recursos sociais e públicos.

Este será o primeiro de cinco seminários realizados pelo Ministério Público com palestras e oficinas, sendo que os outros quatro eventos ocorrerão ao longo de 2015. Durante o ciclo, serão ofertados noções de comportamento pessoal diante de sócios, empregados, voluntários e parceiros em reuniões formais. Também serão abordados temais sobre gestão administrativa e contábil-financeira, a exemplo da regularização das entidades, controle e fiscalização financeira e patrimonial, responsabilização de agente, contabilidade básica e direitos sociais.

"A partir do trabalho desenvolvido junto às fundações, percebemos diversas dificuldades de gestão das instituições. Falta conhecimento em administração, captação e trato de recursos e até de postura diante do financiador, o que agrava a estrutura de cada unidade. Por essa razão, nós entendemos que seria uma formação inicial, de caráter básico mesmo, para os gestores das fundações e o Ministério Público desenvolver um diagnóstico da realidade em que elas se encontram", disse a promotora de Justiça Failde Gomes.

A titular da 24ª Promotoria de Justiça da Capital destaca que, num segundo momento, a formação dos gestores se tornará ainda mais especializada. "Mais à frente, nosso objetivo é fazer uma capacitação de nível mais avançado, tomando por base as principais necessidades identificadas, e com palestrantes de destaque nacional", completou.

A inscrição do evento pode ser feita até o dia 12 de dezembro na Promotoria de Justiça em destaque, que fica na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na Rua Pedro Jorge Melo e Silva, 79, Poço. Os interessados também pode realizá-la na Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitária de Alagoas (Famecal), localizada na Rua Emanuel Pedro de Farias Costa, nº 40, Centro, por trás da Secretaria de Estado da Fazenda. O valor da inscrição é de R$ 5,00 e as vagas são limitadas.

Mais informações nos números (82) 2122-3538 e (82) 9607-0647. Haverá emissão de certificados de participação.

Programação

7h20 – Credenciamento e café da manhã

8h30 – Abertura

9h – Palestra: Ética, Cultura e Improbidade

9h40 – Momento Cultural (Coral do Cesmac)

10h – Sala de debates (promotor de Justiça Givaldo de Barros Lessa; líder comunitária e representante do Movimento pela Paz e Não-Violência, Maristela Pozitano; gerente do Programa Sesc Mesa Brasil, Kaline Batista; líder comunitário e represetante da Fameacal, Antônio Sabino; com mediação do jornalista Rafael Barreto)

12h – Intervalo para almoço

14h – Oficina sobre Ética no Cotidiano das Entidades Sociais

15h30 – Coffee Break

17h – Encerramento e entrega dos certificados