Polícia Civil ganha armas e Laboratório contra Lavagem de Dinheiro
O secretário de Defesa Social de Alagoas, Diógenes Tenório e o delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Reis, fizeram a entrega, nesta terça-feira (30), de 580 armas e do Laboratório de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, uma importante ferramenta de combate ao crime organizado em Alagoas. A solenidade aconteceu na sede da PC, no bairro de Jacarecica.
Durante a inauguração, o secretário, que representou o governador Teotonio Vilela Filho, elogiou o trabalho do delegado-geral, destacando mais esta iniciativa visando o combate a criminalidade.
Laboratório
O delegado Carlos Reis revelou que a instalação do Laboratório de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro resulta de um Acordo de Cooperação Federativa firmado entre o Estado de Alagoas, por meio da Polícia Civil, e o Ministério da Justiça, em Brasília, no início do mês de maio deste ano.
O Acordo permitiu a conjugação de esforços mútuos do Ministério e da Polícia Civil alagoana na implementação de uso intensivo de tecnologia aplicada ao combate à lavagem de dinheiro, à corrupção e ao crime organizado. A partir dele, a polícia judiciária alagoana passou a integrar a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro – REDE-LAB.
Embora o prazo para a implantação do laboratório, previsto pelo convênio fosse de um ano, o delegado-geral Carlos Reis conseguiu entregar o laboratório neste mês de dezembro. Segundo ele, a questão da lavagem de dinheiro, está na ordem do dia, e mais essa ferramenta reforça o combate à criminalidade no Estado, especialmente às organizações criminosas conforme é a determinação do governador de Alagoas.
O delegado-geral enviou integrantes da Polícia Civil de Alagoas à Brasília para participarem de cursos e treinamentos visando à capacitação para atuarem no laboratório.
Armas
As 580 armas – pistolas PT 940, da marca Taurus – serão distribuídas entre os policiais civis nas diversas unidades policiais do Estado, inclusive nas cidades do interior, com o objetivo de melhor aparelhar o quadro funcional da instituição no combate ao crime. A compra dos armamentos representa um investimento de R$ 1 milhão.
Além das armas, também foram adquiridas 20 mil munições, calibre .40, com recursos próprios da Polícia Civil, num custo total de R$ 110 mil.
O diretor da Deinfo (Diretoria de Estatística e Informática), Flávio Saraiva, revelou que um novo sistema de controle de armas está sendo entregue para oferecer maior segurança no controle dos armamentos pertencentes à instituição.
O programa foi desenvolvido pela GND (Gerência de Núcleo e Desenvolvimento), da Policia Civil, e permitirá melhorias nessa área. “É um programa mais robusto e mais simples de trabalhar. Para se ter ideia, os servidores que cuidam do controle das armas poderão fazê-lo on-line, em qualquer local que estejam, por meio de uma senha individual”, completou o diretor.
“Hoje está registrado que o índice de violência caiu, graças a gestão exitosa de pessoas como Carlos Reis, e sua equipe, que enfrentam desafios a favor da sociedade. Sabemos o bom trabalho inclusive que a Oplit está realizando diariamente”, disse o secretário Diógenes Tenório.
O delegado-geral Carlos Reis enfatizou que todos os trabalhos que estão sendo realizados, assim como o Laboratório de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro e o programa do Deinfo irão conferir maior efetividade ao trabalho das policias alagoanas, incrementados com o uso de ferramentas tecnológicas.
“O laboratório permitirá a intensificação no combate aos crimes econômico-financeiros e, especialmente, a lavagem de dinheiro", salientou o delegado-geral.
Também estiveram presentes na solenidade, o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, a delegada-geral adjunta, Kátia Emanuelly, as delegadas Ana Luiza Nogueira, Bárbara Arraes; e os delegados Flávio Saraiva, Guilherme Iusten, Ricardo Menezes, o presidente do Sindpol, Josimar Melo, o coordenador da Oplit, Fábio Esperon, o coordenador do Núcleo de Inteligência da Delegacia Geral, Alexandre Melo, policiais, funcionários e outras autoridades.
Últimas notícias
STF afasta possibilidade de candidatura sem filiação partidária em decisão unânime
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
