Arapiraca

?Há mais de 30 anos que eu levo poeira na cara?, afirma morador do bairro Canafístula

Por 7 Segundos 07/01/2015 13h01
?Há mais de 30 anos que eu levo poeira na cara?, afirma morador do bairro Canafístula
- Foto: 7 Segundos

A  afirmação demonstra o sentimento de indignação e revolta dos moradores de um dos bairros mais tradicionais de Arapiraca, o bairro Canafístula. Sebastião Freitas dos Santos, que fez a declaração acima, vende frutas e verduras em um dos trecho da Rua Antônio Feliciano, principal via de acesso ao bairro. 

De acordo com o Sebastião Freitas dos Santos, o descaso dos gestores públicos nos últimos anos prejudicou o desenvolvimento econômico e social do bairro. Os esgotos a céu aberto prejudicam os pequenos comércios e afugentam quem tem a intenção de investir ou morar no bairro. “No verão as frutas e verduras ficam empoeiradas pela camada de areia levantada quando os carros passam e no inverno temos que se livrar do banho de lama” desabafou o comerciante.

Apesar de toda essa falta de infraestrutura no bairro os moradores afirmam que os carnês de IPTU chegam cobrando taxas por serviços que não existem. “Como cobrar do contribuinte o pagamento de um imposto se a gente não vê melhorias em nosso bairro”, disse indnado o comerciante. 

A proprietária de um mercadinho disse que muitas vezes os clientes não tem nem como estacionar os carros pela quantidade de esgoto que vem da parte alta do bairro e se acumula na frente do estabelecimento comercial. “Aqui tem muita criança e esse contato com o esgoto causa problemas para a saúde”


Denúncia

De acordo com os moradores a placa afixada pela prefeitura de Arapiraca em um dos trechos da Rua Antonio Feliciano descreve que as obras de pavimentação deveriam contemplar todo o bairro Canafístula e um trecho da comunidade rural Riacho Seco.
Mas até agora não foi realizado nem um metro de pavimentação.

 

“O pessoal da prefeitura colocou essa placa pouco antes da eleição mas só foram relaizados alguns serviços para enrolar o povo” afirmou uma moradora.

Com recursos na ordem de R$2.609.800 a obra teve inicio datado em 16 de junho de 2014 e o término previsto para um ano depois. Mas os moradores não acreditam que essa projeto seja concluído.

Esgotos 

Um córrego de lama escura e com odor escorre por todo o bairro abrindo valas na estrada de barro dificultando a passagem de veículos e muitas vezes chegando a provocar acidentes.
Segundos os moradores durante o inverno a situação é mais caótica . A estrada fica quase intransitável é tanto buraco que um ônibus escolar quase tomba tentando trafegar por um trecho ladeirado do bairro Canafístula.

 


Sem secretário

O portal 7 Segundos entrou em contato com Secretaria Municipal de Obras e Viação para saber o que de fato já foi realizado no bairro e quanto por cento da obra ainda estar por concluir. Mas desde a saída do secretário Moises Montenegro, no ano passado, a prefeita Célia Rocha ainda não indicou ninguém para assumir a pasta de obras.
Tentamos entrar em contato com o sub-secretário Hildebrando, mais conhecido por Del , mas ele não atendeu as chamadas telefônicas.