Arapiraca

Com aumento do salário mínimo, cresce procura pelo Crédito Consignado

Por Redação 09/01/2015 11h11
Com aumento do salário mínimo, cresce procura pelo Crédito Consignado
- Foto: Josival Meneses/ 7 Segundos

O empréstimo consignado, que oferece linha de crédito para trabalhadores, aposentados e pensionistas, está cada vez mais popular. Com a atualização do salário mínimo e o início do ano, o número de consignados aumenta ainda mais. De acordo com dados do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), a média de contratos firmados mensalmente neste período em todo o Brasil é de aproximadamente 1,5 milhão.

Juros mais baixos e parcelas mais longas fazem com que o consumidor contrate um empréstimo. O problema é quando as contas fogem do controle e a pessoa acaba caindo no mundo das dívidas. Para não se complicar, a dica é reservar aproximadamente 30% da sua renda para quitar dívidas, segundo os especialistas.

Mas esses não são os únicos cuidados. De acordo com o proprietário da SuperCred, Gustavo Amaral, em Arapiraca existem mais de 30 empreendimentos que realizam este tipo de empréstimo, mas apenas 5 são autorizadas pelo Banco Central.

“Antes de contratar um serviço deste tipo, o aposentado ou pensionista deve fazer uma busca pelas empresas que realmente funcionam como correspondentes do Banco Central. O próprio site da instituição possui listas, por cidades, com as empresas autorizadas”, informou.

Segundo Gustavo, boa parte das empresas não autorizadas não paga imposto, muito menos emitem notas e trabalham muitas vezes como agiotas, o que é proibido por lei.

Com experiência há mais de 10 anos no mercado, Gustavo Amaral é um dos empreendedores do ramo que até hoje continua atuando com uma grande porcentagem de negócios fechados no agreste alagoano.