Alagoas

Alagoas registra aumento de 17% nos casos de suicídio, segundo pesquisa

Por Erick Balbino 31/01/2015 19h07
Alagoas registra aumento de 17% nos casos de suicídio, segundo pesquisa

O Mapa da Violência de 2014, lançado na última semana, numa parceria entre a Flacso Brasil, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria-Geral da Presidência da República, o número de suicídios no nordeste tem aumentado de forma acelerada na última década e já é a terceira principal causa de morte violenta de jovens, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito e dos homicídios.

Nos últimos anos, o Brasil apresentou 5,5 homicídios e 4,5 mortes no trânsito para cada suicídio. Em comparação com o Japão, onde a cultura suicida é bem mais abundante, os números brasileiros ainda não são tão alarmantes, mas já geram preocupação. No país asiático são 70 suicídios para cada homicídio.

A região nordeste registrou um aumento de 51,7% nos casos de suicídio entre os anos de 2002 e 2012. Em Alagoas, o aumento foi de 17% para o mesmo período.

Os estados que apresentaram níveis mais alarmantes no nordeste foram Paraíba e Bahia, com um crescimento de 122,5% e 92%, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, a cidade de Arapiraca ocupa a 58ª posição no ranking de cidades com mais de 200 mil habitantes onde ocorrem mais casos de suicídio.

Para ver o documento na íntegra, clique aqui.