Alagoas

Presídio do Agreste vai receber 66 presos da capital

Por Gazeta Web 11/02/2015 09h09
Presídio do Agreste vai receber 66 presos da capital
Transferência de Presos - Foto: Clariza Santos

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres-AL) comunicou que 125 reeducandos do sistema prisional vão ser remanejados, na manhã desta quarta-feira (11). Haverá transferência de 66 presos do presídio Cyridião Durval e Silva para o Presídio de Segurança Máxima do Agreste, em Girau do Ponciano. Da penitenciária do interior virão 59 presos para Maceió.

A transferência foi solicitada pela Superintendência da Administração Penitenciária e autorizada pelo juiz da 16ª Vara Criminal da Capital (Execuções Penais), José Braga Neto. O remanejamento vai acontecer ainda durante a manhã. Essa é quarta movimentação de presos somente este ano em Alagoas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sedres-AL, a medida mais uma vez é tomada após um trabalho de inteligência no sistema revelar que muitos reeducandos estariam envolvidos em diversos ilícitos dentro das celas. Entre as irregularidades detectadas estão uso de aparelhos celulares e prática de crimes ordenada dos presídios. Além disso, o órgão quer manter a paz e a tranquilidade no sistema prisional.

"Em virtude de denúncias de que os detentos estão comandando crimes, como roubos a banco e homicídios, de dentro do presídio, estamos transferindo esses sessenta e seis para o Presídio do Agreste. A previsão é que o processo seja encerrado até o meio-dia", reforçou o capitão Gláucio, que é o chefe da operação da transferência. 

Uma operação foi planejada para que as transferências sejam realizadas nesta manhã. Foram mobilizados 50 homens do Grupo de Intervenções Táticas (GIT), além de militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas.

Outras transferências

Após a fuga de quatro presos e outra tentativa, ocorridas em janeiro, o secretário de Estado da Defesa e Ressocialização Social, Alfredo Gaspar de Mendonça, determinou a transferência de 61 reeducandos para o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. A ação aconteceu no dia 19 do mês passado.

A penitenciária do interior recebeu mais 59 detentos do Baldomero Cavalcanti, no dia 23 de janeiro, e outros presos também foram transferidos para Maceió. A transferência mobilizou cerca de 70 homens da segurança pública.