Alagoas

Secretária defende continuidade da regionalização dos serviços

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 23/02/2015 15h03

“Não vejo outra saída a não ser estarmos unidos”, defendeu a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, ao defender uma organização regionalizada e hierarquizada como proposta do Sistema Único de Saúde (SUS).


A afirmação foi dada durante a reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR). O encontro com os secretários municipais de saúde da 1ª macrorregião de Alagoas ocorreu nesta segunda-feira (23), no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP/AL), no Farol.

A proposta do SUS é a promoção de ações e serviços públicos que formem parte de uma organização regionalizada e que devem constituir um sistema único.

“Os encaminhamentos serão sempre voltados para a Saúde do Estado, e não para situações específicas de cada município”, discursou Rozangela Wyszomirska. Isso porque a política de regionalização do SUS visa articular os serviços de acordo com a região, o que reduz os custos para o município, que passa a partilhar o investimento no serviço com as demais localidades circunvizinhas.

A medida garante ainda a proximidade do serviço à população, que não precisa mais se deslocar para a capital para receber o atendimento, visto que o serviço é ofertado na região. Isso de acordo com o planejamento que segue critérios epidemiológicos, além da definição e conhecimento da população a ser atendida.

Apresentação

Durante a reunião ordinária, foram apresentados o plano da Vigilância Sanitária de Maceió; os cursos que serão ofertados aos municípios pela Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal); a situação do Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo.

Foram observados ainda a questão dos leitos de saúde mental em Murici; a referência em oncologia da 1ª macrorregião; a contratualização dos hospitais de Maceió, fluxo para acesso aos serviços de ortopedia e as propostas de porta de entrada para a 2ª e 3ª regiões de saúde.

Participaram da abertura da reunião ainda, a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL), Morgana Oliveira; e também os secretários municipais de Saúde, Kátia Born (Rio Largo), Macário Rodrigues Neto (União dos Palmares) e Helineide Soares (Pindoba); além dos gestores estaduais e municipais de saúde da I Macrorregião.