Globo faz parceria com universidade para formar engenheiros para TV
A Globo e a Universidade de Brasília (UNB) anunciaram uma parceria na última sexta-feira (27) na construção do curso de extensão "A Engenharia nas Novas Tecnologias de Mídias", com aula inaugural prevista para 10 de março.
O acordo entre a emissora e a instituição de ensino tem como objetivo aprofundar conhecimentos na área de engenharia aplicada à TV. A temática envolve o ensino de conceitos como telecomunicações, eletrônica, potência e tecnologia da informação.
O projeto vai funcionar da seguinte maneira: podem se inscrever no curso alunos matriculados a partir do sétimo período dos cursos de Engenharia de Redes e Engenharia Elétrica da UNB. Os professores responsáveis por ministrar os encontros são profissionais da Globo. Para a aula inaugural, estarão presentes o diretor de engenharia da emissora, Luiz Carlos Abrahão, o gerente de operações, Frederico Pereira, e a gerente de desenvolvimento institucional, Viridiana Bertolini.
Segundo a emissora, a equipe de engenharia do canal conta, atualmente, com mais de dois mil colaboradores. “Para que um capítulo de novela vá ao ar, por exemplo, há o envolvimento de um grande número de profissionais especialistas em engenharia eletrônica, elétrica, mecânica, de telecomunicações, de automação e de produção, entre outras áreas de conhecimento. Todos trabalham de forma coordenada e dentro de uma cadeia de produção”, informa o banco de talentos da TV Globo.
Na área de engenharia da emissora, há profissionais dedicados à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, que estudam novidades dos centros de inovação para trazê-las para a empresa e adaptá-las às suas necessidades. Outras equipes trabalham com projetos, instalação, operação e suporte tecnológico dos sistemas adquiridos.
Um exemplo dos trabalhos desenvolvidos pela equipe de engenheiros da rede são as criações para o programa "Navegador", da Globo News, que discute inovação e tecnologia. Para a atração, foi criada tela touchscreen que funciona como um tablet gigante, em que os apresentadores tiram os links e temas do debate e ilustram as discussões da semana.
“O maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, o tecnológico. O Renato Rodrigues, da engenharia da Globo, desenvolveu a mesa sensível ao toque, e é a primeira vez que um aparato deste tipo é usado na televisão brasileira”, disse a diretora do programa, Cristina Aragão, durante a coletiva de lançamento que aconteceu em 2013.
Últimas notícias
Cibele Moura comemora Código de Proteção à Pessoa com TEA: “Maior lei do país para cuidado de famílias atípicas”
Corpo que seria de criança autista desaparecida é encontrado boiando em córrego no Benedito Bentes
Prefeita assina ordem de serviço para construção de nova creche em Porto Calvo
Polícia prende ex-ator Global após condenação por estupro de vulnerável
Idoso que desapareceu ao sair de Paripueira é encontrado com vida em Maceió
Mega-Sena, concurso 2.979: uma aposta vence e leva sozinha mais de R$ 158 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
