Globo faz parceria com universidade para formar engenheiros para TV
A Globo e a Universidade de Brasília (UNB) anunciaram uma parceria na última sexta-feira (27) na construção do curso de extensão "A Engenharia nas Novas Tecnologias de Mídias", com aula inaugural prevista para 10 de março.
O acordo entre a emissora e a instituição de ensino tem como objetivo aprofundar conhecimentos na área de engenharia aplicada à TV. A temática envolve o ensino de conceitos como telecomunicações, eletrônica, potência e tecnologia da informação.
O projeto vai funcionar da seguinte maneira: podem se inscrever no curso alunos matriculados a partir do sétimo período dos cursos de Engenharia de Redes e Engenharia Elétrica da UNB. Os professores responsáveis por ministrar os encontros são profissionais da Globo. Para a aula inaugural, estarão presentes o diretor de engenharia da emissora, Luiz Carlos Abrahão, o gerente de operações, Frederico Pereira, e a gerente de desenvolvimento institucional, Viridiana Bertolini.
Segundo a emissora, a equipe de engenharia do canal conta, atualmente, com mais de dois mil colaboradores. “Para que um capítulo de novela vá ao ar, por exemplo, há o envolvimento de um grande número de profissionais especialistas em engenharia eletrônica, elétrica, mecânica, de telecomunicações, de automação e de produção, entre outras áreas de conhecimento. Todos trabalham de forma coordenada e dentro de uma cadeia de produção”, informa o banco de talentos da TV Globo.
Na área de engenharia da emissora, há profissionais dedicados à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, que estudam novidades dos centros de inovação para trazê-las para a empresa e adaptá-las às suas necessidades. Outras equipes trabalham com projetos, instalação, operação e suporte tecnológico dos sistemas adquiridos.
Um exemplo dos trabalhos desenvolvidos pela equipe de engenheiros da rede são as criações para o programa "Navegador", da Globo News, que discute inovação e tecnologia. Para a atração, foi criada tela touchscreen que funciona como um tablet gigante, em que os apresentadores tiram os links e temas do debate e ilustram as discussões da semana.
“O maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, o tecnológico. O Renato Rodrigues, da engenharia da Globo, desenvolveu a mesa sensível ao toque, e é a primeira vez que um aparato deste tipo é usado na televisão brasileira”, disse a diretora do programa, Cristina Aragão, durante a coletiva de lançamento que aconteceu em 2013.
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
