Globo faz parceria com universidade para formar engenheiros para TV
A Globo e a Universidade de Brasília (UNB) anunciaram uma parceria na última sexta-feira (27) na construção do curso de extensão "A Engenharia nas Novas Tecnologias de Mídias", com aula inaugural prevista para 10 de março.
O acordo entre a emissora e a instituição de ensino tem como objetivo aprofundar conhecimentos na área de engenharia aplicada à TV. A temática envolve o ensino de conceitos como telecomunicações, eletrônica, potência e tecnologia da informação.
O projeto vai funcionar da seguinte maneira: podem se inscrever no curso alunos matriculados a partir do sétimo período dos cursos de Engenharia de Redes e Engenharia Elétrica da UNB. Os professores responsáveis por ministrar os encontros são profissionais da Globo. Para a aula inaugural, estarão presentes o diretor de engenharia da emissora, Luiz Carlos Abrahão, o gerente de operações, Frederico Pereira, e a gerente de desenvolvimento institucional, Viridiana Bertolini.
Segundo a emissora, a equipe de engenharia do canal conta, atualmente, com mais de dois mil colaboradores. “Para que um capítulo de novela vá ao ar, por exemplo, há o envolvimento de um grande número de profissionais especialistas em engenharia eletrônica, elétrica, mecânica, de telecomunicações, de automação e de produção, entre outras áreas de conhecimento. Todos trabalham de forma coordenada e dentro de uma cadeia de produção”, informa o banco de talentos da TV Globo.
Na área de engenharia da emissora, há profissionais dedicados à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, que estudam novidades dos centros de inovação para trazê-las para a empresa e adaptá-las às suas necessidades. Outras equipes trabalham com projetos, instalação, operação e suporte tecnológico dos sistemas adquiridos.
Um exemplo dos trabalhos desenvolvidos pela equipe de engenheiros da rede são as criações para o programa "Navegador", da Globo News, que discute inovação e tecnologia. Para a atração, foi criada tela touchscreen que funciona como um tablet gigante, em que os apresentadores tiram os links e temas do debate e ilustram as discussões da semana.
“O maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, o tecnológico. O Renato Rodrigues, da engenharia da Globo, desenvolveu a mesa sensível ao toque, e é a primeira vez que um aparato deste tipo é usado na televisão brasileira”, disse a diretora do programa, Cristina Aragão, durante a coletiva de lançamento que aconteceu em 2013.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
