Arapiraca

Estudantes da Uneal criam Movimento para reivindicar transporte universitário

Por Redação 12/03/2015 17h05
Estudantes da Uneal criam Movimento para reivindicar transporte universitário
- Foto: Cortesia

Um Movimento criado por estudantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está buscando, através das redes sociais, o direito a um transporte escolar público e de qualidade. O Movimento dos Universitários Sem Transporte (MUST) é formado principalmente por estudantes que moram no Povoado Bananeiras e na zona rural de Arapiraca, que precisam do serviço de transporte para voltar pra casa, principalmente para aqueles que estudam a noite.

Até o último período letivo, os universitários pegavam carona nos ônibus que traziam os estudantes da zona rural para as escolas estudais de Arapiraca, mas com a municipalização do transporte escolar, o serviço ainda não voltou a funcionar. "Desde que o transporte parou de funcionar, nós que moramos no Povoado Bananeira estamos pegando carona ônibus da prefeitura de Junqueiro. Descemos na entrada do povoado e percorremos aproximadamente 3 km até chegar em casa", relatou um dos líderes do movimento, o estudante de História José Aparecido.

Quem não quer arriscar pegar carona, tem que tentar ajuda com amigos, para dormir em Arapiraca ou ficar em casa sem acesso às aulas. "Muitos estudantes universitários e até mesmo os das escolas estaduais estão ficando em casa porque não tem como voltar. Muitos pais estão preocupados e não deixam os filhos irem a Arapiraca porque tem que voltar a pé, no escuro e a às 23h", disse José Aparecido.

O prazo para Arapiraca resolver todas as questões ligadas a municipalização do Transporte Escolar era dia 6 de março, inclusive alguns dias antes do final do prazo, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura disse que estava prestes a assinar o convênio, mas até o momento o serviço não voltou a funcionar. De acordo com o Secretário de Estado de Educação, Arapiraca contará com 18 ônibus para a realização do transporte escolar.

Em nota, a SEE informou que continua empreendendo todos os esforços para efetivação das parcerias com as prefeituras para a realização do transporte escolar. Com a municipalização, o Estado fará o repasse dos recursos aos municípios no valor de R$ 400/ aluno, enquanto o município ficará responsável pela realização do transporte.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, mas não obteve nenhuma resposta sobre o assunto.