Arapiraca

Ministério Público pode apurar esquema de corrupção na prefeitura de Arapiraca

Por 7segundos 17/03/2015 12h12
Ministério Público pode apurar esquema de corrupção na prefeitura de Arapiraca
Napoleão Amaral, promotor da 4ª Vara da Fazenda Pública - Foto: Divulgação

O Ministério Público Estadual confirmou que ainda não recebeu nenhuma denúncia a respeito das informações divulgadas sobre um suposto esquema de recebimento de propina na prefeitura de Arapiraca envolvendo secretários e funcionários públicos municipais. De acordo com o promotor Napoleão Amaral, titular da 4ª Promotoria da Fazenda Pública, para instaurar um inquérito e solicitar documentações à Prefeitura de Arapiraca para apurar a veracidade ou não das denúncias, é necessário que haja uma justa causa. 

Mas independente da ação do MPE, o promotor afirmou que a Prefeitura Municipal pode instaurar um inquérito administrativo e punir, se houver comprovação, os envolvidos no esquema. 

Napoleão Amaral citou como exemplo o caso dos fiscais municipais que foram exonerados de suas funções na então gestão do prefeito Luciano Barbosa. 

“ O maior interessado na apuração de crimes onde funcionários públicos desviam recursos é o próprio gestor municipal, mas se chegar ao MPE alguma denúncia consubstanciada, iremos investigar” afirmou o promotor. 

Esquema divulgado nas redes sociais 

As informações divulgadas sobre um possível esquema de corrupção envolvendo uma ex-secretária , um atual secretário e sub-secretário municipais e um servidor público ganharam mais força nas redes sociais. As imagens dos citados e suas supostas atitudes que estariam se beneficiando dos cargos públicos para enriquecimento ilícito foram amplamente divulgada

De acordo com as informações nas redes sociais o valor cobrado pela quadrilha para liberar o alvará de loteamentos residenciais girava em torno de R$ 100 mil. O dinheiro era rateado entre os quatro membros do grupo que integravam o esquema, pois cada envolvido era responsável para liberar um tipo de documentação. Desde documentos mais simples que conseguiam em departamentos específicos da secretaria até a assinatura do secretário municipal, que finalizava a operação fraudulenta.

O que foi apurado pela reportagem do 7Segundos é que os dois funcionários públicos, tiveram que tirar férias forçadas, enquanto a prefeita Célia Rocha(PTB) está apurando as denúncias e deve tomar alguma decisão sobre esse fato. Já o atual secretário permanece no cargo, porém seus dias estaria contados, pois já a prefeita Célia Rocha já teria designado um substituto, alias, ou melhor uma substituta para assumir a pasta. O anúncio oficial deve ser divulgado nos próximos dias.

Entramos em contato com um dos funcionários públicos que supostamente estaria envolvido no esquema e ele confirmou que está afastado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

“Não tenho nada a declarar. Estou aguardando o posicionamento da prefeita”, afirmou o funcionário público.

Já as demais pessoas que estariam envolvidas no esquema e tiveram suas fotos divulgadas nas redes sociais não atenderam as chamadas telefônicas para dar alguma declaração. 

Entenda o caso


Nesta segunda-feira (16), a imprensa começou a ter conhecimento de um possível esquema de corrupção envolvendo uma ex-secretária , um atual secretário e subsecretário municipais e um servidor público.
De acordo com as informações, a quadrilha agia na liberação de alvará de loteamentos existentes na cidade.

O dinheiro era rateado entre os quatro membros do grupo que integravam o esquema, pois cada envolvido era responsável para liberar um tipo de documentação. Desde documentos mais simples que conseguiam em departamentos específicos da secretaria até a assinatura do secretário municipal, que finalizava a operação fraudulenta.


Na manhã desta segunda-feira (16), a prefeita Célia Rocha (PTB) esteve reunida de portas fechadas com uma secretária municipal que recentemente teve o cargo substituído, no projeto de fusão de secretarias, mas que deve assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Segundo fontes ligada ao município, era lá onde o esquema de propina acontecia.


A Assessoria de Comunicação não divulgou nota oficial sobre essas novas denúncias, mas confirmou que vai haver mudança no secretariado municipal, e que a mudança faz parte do processo de fusão das secretarias. Os novos nomes devem ser anunciados ainda esta semana.