Hospital Universitário amplia triagem para diagnóstico da catarata
O Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário ampliou o horário e os dias da triagem para diagnóstico da catarata, direcionada a qualquer cidadão adulto, independente de ser usuário do HU ou não. A partir deste mês, os médicos e residentes do setor farão a triagem três vezes na semana, às segundas, quintas e sextas-feiras pela manhã, a partir das 10h, e à tarde, a partir das 14h, com exceção da sexta-feira, cujo atendimento será apenas pela manhã.
O público-alvo para a triagem é a pessoa com idade a partir de 50 anos, que não está conseguindo enxergar bem (visão baixa ou visão nublada), e que nunca fez cirurgia de catarata no olho que apresenta o problema. Na triagem, a pessoa faz um exame simples de vista para diagnosticar se é portadora da doença e, nos casos positivos, é encaminhada para cirurgia. Segundo o oftalmologista Felipe Evangelista, o médico solicita os exames pré-operatórios no próprio hospital e agenda o procedimento cirúrgico.
A catarata é a maior causa reversível de cegueira entre os brasileiros. A doença deixa a lente natural do olho opaca, dificultando o foco da imagem pela retina. Suas causas englobam diversos fatores, estando associada à nutrição, diabetes, infecções, traumatismos, envelhecimento, entre outras.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
