Gestantes do Cras participam de sessão de fotos
O fortalecimento dos vínculos e dos direitos das famílias – sejam elas formadas pelos mais diversos gêneros – são apenas dois dos grandes pilares trabalhados diariamente pelos profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Maceió. Todos os dias, participam das atividades dos chamados “Grupos Referenciados”, crianças, adultos e idosos. Os trabalhos de inclusão social, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) têm como público-alvo os cidadãos que moram nas regiões dos Cras.
No Cras de Fernão Velho, uma atividade realizada pelos profissionais da Semas com o grupo de gestantes da unidade ganhou destaque na comunidade local. O projeto “Mãe e Filho: Vínculo Eterno” proporcionou às mulheres atendidas pelo Centro seis meses de encontros que tinham como meta a discussão sobre a inclusão social, os direitos do sexo feminino e as precauções do período gestacional.
Ao final do projeto – que teve duração de seis meses – as nove mamães envolvidas participaram de uma sessão de fotos, que resultou na confecção de um book fotográfico. Os resultados foram divulgados durante os últimos encontros estratégicos, que aconteceram antes e depois da chegada dos bebês.
Valquíria Gomes de França foi uma das jovens inclusas nos trabalhos de socialização de direitos. Ela participou das oficinas enquanto carregava, no ventre, as gêmeas Laysa e Mariá. “Imagina o que é para uma mulher receber a notícia de uma gravidez inesperada? A gente fica desesperada” contou.
Segundo a jovem, o que fez a diferença no acompanhamento da gestação foi o apoio psicológico que ela encontrou no Cras. “Elas (assistentes sociais e psicólogas) nos trataram tão bem e nós recebemos um carinho tão grande, que acabamos nos sentindo ainda mais especiais” contou Valquíria.
A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, falou da infinidade dos projetos que são desenvolvidos pela Semas. “Igualmente a esta iniciativa temos várias outras, recheadas de histórias de sucesso, que são desenvolvidas diariamente dentro das nossas unidades. O que nos deixa bastante satisfeitos é saber que todos os tipos de públicos são atingidos pelas ações positivas da Assistência Social. Mas nós não paramos e estamos em busca de muito mais” disse.
O projeto executado no Cras Fernão Velho foi elaborado pela psicóloga Vera Calheiros e pela assistente social Nadir Correia – ambas do corpo técnico da Semas. Ele deve ter continuidade no segundo semestre deste ano e também deve ser estendido aos demais Centros.
“Só quem trabalha nos Cras tem a satisfação de aprender, todos os dias, as melhores lições com os mais variados tipos de público. Recebemos gestantes cheias de expectativas, dividimos com elas os sentimentos e conseguimos, graças a um trabalho conjunto, atingir uma das principais metas: a elevação da autoestima. Entregamos à maternidade mulheres muito mais fortes” disse Nadir.
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
