Festival reúne grupos de bumba meu boi nos dias 24 e 25 de abril
A data está confirmada, e os bois quase prontos para entrar na arena. Dias 24 e 25 de abril, Maceió vai reverberar o brilho e a beleza dos 22 grupos inscritos para o 23º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. Este ano, o evento homenageia o bicentenário da cidade e as apresentações acontecem na Praça Multieventos, na Pajuçara, sempre a partir das 18h30.
Este ano, o número de bois inscritos para o festival é o maior desde 2013, quando apenas 16 participaram da mostra. Em 2014, o número já havia avançado para 20 e neste 2015, mais dois bois conseguiram preencher os requisitos estabelecidos pela Liga para participação no evento.
Os bois se apresentam divididos em duas modalidades; o Grupo A, ou Grupo Especial, e o Grupo B, ou Grupo de Acesso. Deste sai um campeão apto para integrar o grupo especial no próximo ano. No primeiro dia de exibições, desfilam na arena os Bois do Grupo de Acesso e no segundo dia, o mais esperado pelas torcidas, a festa fica por conta dos Bois do Grupo A.
Em 2015, integram o Grupo A os bumba meu boi: Bumbá Alagoano, Cão de Raça, Cobra Negra, Lacrau, Olodum, Tigre, Vingador e Dragão, este o grande campeão de 2014. Já o Grupo B terá apresentações dos grupos: Águia, Águia de Ouro, Águia Dourada, Amizade, Axé, Bumbá Anaconda, Faraó, Fênix, Império, Minotauro, Rei Bumbá, Talismã, Treme Terra e Trovão.
O presidente da Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi, Joel Ferreira, explica que o Festival é um momento de consagração para os grupos, que passam quase um ano se dedicando à construção de um espetáculo com seus bois. “São meses de muito trabalho para mostrar a beleza, a tradição e a força do bumba meu boi nas comunidades de Maceió”, complementa.
Parceria consolidada
O Festival é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió.
A parceria entre poder público e entidades representativas dos grupos culturais organizados está consolidada na gestão da cultura em Maceió. Segundo o diretor de Políticas Culturais da Fundação, Marcos Sampaio, o protagonismo da comunidade nas ações da pasta está previsto no Plano Municipal de Cultura. “O papel da prefeitura é fomentar e incentivar, mas são os fazedores da cultura que conhecem o funcionamento e as peculiaridades de cada expressão; cabe a eles a liderança no estabelecimento das regras e o detalhamento dos eventos”, diz.
Sampaio destaca ainda que quando o município repassa recursos para serem geridos pelas instituições e grupos culturais, está incentivando mais que a manifestação e o protagonismo cultural, mas também alimentando a cadeia produtiva da cultura e proporcionando que os recursos do setor tenham impacto também econômico na vida das comunidades.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
