Festival reúne grupos de bumba meu boi nos dias 24 e 25 de abril
A data está confirmada, e os bois quase prontos para entrar na arena. Dias 24 e 25 de abril, Maceió vai reverberar o brilho e a beleza dos 22 grupos inscritos para o 23º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. Este ano, o evento homenageia o bicentenário da cidade e as apresentações acontecem na Praça Multieventos, na Pajuçara, sempre a partir das 18h30.
Este ano, o número de bois inscritos para o festival é o maior desde 2013, quando apenas 16 participaram da mostra. Em 2014, o número já havia avançado para 20 e neste 2015, mais dois bois conseguiram preencher os requisitos estabelecidos pela Liga para participação no evento.
Os bois se apresentam divididos em duas modalidades; o Grupo A, ou Grupo Especial, e o Grupo B, ou Grupo de Acesso. Deste sai um campeão apto para integrar o grupo especial no próximo ano. No primeiro dia de exibições, desfilam na arena os Bois do Grupo de Acesso e no segundo dia, o mais esperado pelas torcidas, a festa fica por conta dos Bois do Grupo A.
Em 2015, integram o Grupo A os bumba meu boi: Bumbá Alagoano, Cão de Raça, Cobra Negra, Lacrau, Olodum, Tigre, Vingador e Dragão, este o grande campeão de 2014. Já o Grupo B terá apresentações dos grupos: Águia, Águia de Ouro, Águia Dourada, Amizade, Axé, Bumbá Anaconda, Faraó, Fênix, Império, Minotauro, Rei Bumbá, Talismã, Treme Terra e Trovão.
O presidente da Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi, Joel Ferreira, explica que o Festival é um momento de consagração para os grupos, que passam quase um ano se dedicando à construção de um espetáculo com seus bois. “São meses de muito trabalho para mostrar a beleza, a tradição e a força do bumba meu boi nas comunidades de Maceió”, complementa.
Parceria consolidada
O Festival é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió.
A parceria entre poder público e entidades representativas dos grupos culturais organizados está consolidada na gestão da cultura em Maceió. Segundo o diretor de Políticas Culturais da Fundação, Marcos Sampaio, o protagonismo da comunidade nas ações da pasta está previsto no Plano Municipal de Cultura. “O papel da prefeitura é fomentar e incentivar, mas são os fazedores da cultura que conhecem o funcionamento e as peculiaridades de cada expressão; cabe a eles a liderança no estabelecimento das regras e o detalhamento dos eventos”, diz.
Sampaio destaca ainda que quando o município repassa recursos para serem geridos pelas instituições e grupos culturais, está incentivando mais que a manifestação e o protagonismo cultural, mas também alimentando a cadeia produtiva da cultura e proporcionando que os recursos do setor tenham impacto também econômico na vida das comunidades.
Últimas notícias
3º Batalhão da PM inicia mais uma edição do Projeto Pelotão Mirim
Após denúncia de vizinhos, homem é preso vendendo drogas na mesa de casa no Jacintinho
[Vídeo] Influencer europeia encara buchada de bode no Sertão de Alagoas e viraliza
Suspeito de sequestrar homem em PE e matá-lo em AL é preso após dois anos do crime
Motociclista bebêdo provoca acidente e deixa mulher e filho feridos em Marogogi
Governo de Alagoas lança concurso do DER com 20 vagas; provas acontecem em julho
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
