Arapiraca

Criança mordida por morcego levanta polêmica sobre sala de vacina fechada

Por Redação 22/04/2015 12h12
Criança mordida por morcego levanta polêmica sobre sala de vacina fechada
- Foto: Josival Meneses/ 7Segundos

O caso de uma criança mordida por um morcego em Arapiraca gerou uma polêmica nas redes sociais durante o feriado de Tiradentes ocorrido nesta terça-feira (21). A repercussão do caso se deu porque a sala de vacina do 5º Centro de Saúde estava fechada durante o feriado e a mãe da criança teria ficado desesperada com o filho apresentando um quadro febril.

De acordo com a Coordenadora Municipal do Programa de Imunização de Arapiraca, Adriana Duarte, apesar de toda polêmica, a criança foi vacinada , mesmo sem ter a urgência da vacina, pois de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde o paciente mordido pode esperar até 7 dias para a imunização.

Adriana Duarte explica que durante o final de semana e em dias de feriado quando as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas a referência para o pronto atendimento é o 5º Centro de Saúde. E nesses dias específicos a sala de vacina fica de fato fechada. A justificativa da coordenadora é a baixa demanda de pacientes que necessitam desse tipo de atendimento.

“Já é uma conduta antiga do município só mantemos a sala de vacina em funcionamento quando há feriados longos”, afirmou a coordenadora.

Adriana Duarte relatou também que a criança recebeu o primeiro atendimento na Unidade de Emergência do Agreste, onde tomou o soro antirrábico. A mãe da criança foi orientada a procurar a Unidade de Saúde após o feriado para tomar a vacina pois a criança não sofreria nenhuma complicação, mas não foi isso que ocorreu.

Devido a repercussão nas redes sociais e o nervosismo da família da criança mordida pelo morcego a coordenadora municipal do Programa de Imunização decidiu aplicar a dose da vacina. A criança deve continuar o tratamento repetindo de 2 a 5 doses da vacina.