Criança mordida por morcego levanta polêmica sobre sala de vacina fechada
O caso de uma criança mordida por um morcego em Arapiraca gerou uma polêmica nas redes sociais durante o feriado de Tiradentes ocorrido nesta terça-feira (21). A repercussão do caso se deu porque a sala de vacina do 5º Centro de Saúde estava fechada durante o feriado e a mãe da criança teria ficado desesperada com o filho apresentando um quadro febril.
De acordo com a Coordenadora Municipal do Programa de Imunização de Arapiraca, Adriana Duarte, apesar de toda polêmica, a criança foi vacinada , mesmo sem ter a urgência da vacina, pois de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde o paciente mordido pode esperar até 7 dias para a imunização.
Adriana Duarte explica que durante o final de semana e em dias de feriado quando as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas a referência para o pronto atendimento é o 5º Centro de Saúde. E nesses dias específicos a sala de vacina fica de fato fechada. A justificativa da coordenadora é a baixa demanda de pacientes que necessitam desse tipo de atendimento.
“Já é uma conduta antiga do município só mantemos a sala de vacina em funcionamento quando há feriados longos”, afirmou a coordenadora.
Adriana Duarte relatou também que a criança recebeu o primeiro atendimento na Unidade de Emergência do Agreste, onde tomou o soro antirrábico. A mãe da criança foi orientada a procurar a Unidade de Saúde após o feriado para tomar a vacina pois a criança não sofreria nenhuma complicação, mas não foi isso que ocorreu.
Devido a repercussão nas redes sociais e o nervosismo da família da criança mordida pelo morcego a coordenadora municipal do Programa de Imunização decidiu aplicar a dose da vacina. A criança deve continuar o tratamento repetindo de 2 a 5 doses da vacina.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
