Saúde

Diabetes e hipertensão são duas das principais causas de morte

Por Redação com Agência Alagoas 02/05/2015 21h09
Diabetes e hipertensão são duas das principais causas de morte
Um de cada três adultos sofre hipertensão, condição que causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos; enquanto um de cada dez tem diabetes: prevenção é o melhor remédio para as duas doenças - Foto: Carla Cleto

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam anualmente mais de 50 milhões de mortes no planeta – número maior que a população inteira do Estado de São Paulo - por doenças como diabetes e hipertensão arterial. 

Para se ter uma ideia, um de cada três adultos sofre hipertensão, doença que acomete pessoas de todas as idades e é caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue, cujas complicações podem causar mortes por derrame e problemas cardíacos; enquanto um de cada dez tem diabetes.

A lista da OMS relata que, decorrente da elevada pressão, o derrame e outras doenças vasculares cerebrais estão em segundo lugar na causa de morte. Os números de óbitos apontam: 6,15 milhões de pessoas por ano (10,8%). Em nono lugar aparece o diabetes mellitus, com 1,26 milhões de mortes/ano, representando 2,2% dos óbitos.

Mas por que isso acontece?

O ditado diz: “Tudo em excesso faz mal”. E, para a medicina, essa máxima deve ser levada ainda mais a sério. Em especial, quando se trata do consumo de alguns alimentos e substâncias. Sal e açúcar, por exemplo, são perigos constantes à saúde humana e contribuem para o desenvolvimento da diabetes e da hipertensão arterial.

O consumo exagerado dessas substâncias vem sendo alertado em campanhas pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais em todo o país. No dia 26 de abril, foi lembrado no Brasil o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, mas o alerta, segundo os médicos, vale para o ano inteiro.

Apesar de esses dois ingredientes darem mais sabor aos alimentos, o consumo em excesso pode trazer inúmeros malefícios à saúde, decorrente de seu alto consumo ao longo dos anos.

“Infelizmente sal e açúcar estão presentes na maioria dos alimentos, como bolos, balas, refrescos, entre outros. Muitos visíveis, em pedaços, e outros refinados, invisíveis aos olhos, mas de grande sabor ao paladar”, afirmou o cardiologista Adelson Miranda, da Secretaria de Saúde. Ele completa dizendo que diminuir o consumo do sal em casa,e evitar a saleira à mesa já é um grande passo.

Endocrinologistas, cardiologistas e dentistas são os principais combatentes do açúcar refinado, pois ele é apontado como uma das maiores causas de cárie dentária, da obesidade, da arteriosclerose, do diabetes em pessoas propensas, e até da infertilidade nas mulheres.