Diabetes e hipertensão são duas das principais causas de morte

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam anualmente mais de 50 milhões de mortes no planeta – número maior que a população inteira do Estado de São Paulo - por doenças como diabetes e hipertensão arterial.
Para se ter uma ideia, um de cada três adultos sofre hipertensão, doença que acomete pessoas de todas as idades e é caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue, cujas complicações podem causar mortes por derrame e problemas cardíacos; enquanto um de cada dez tem diabetes.
A lista da OMS relata que, decorrente da elevada pressão, o derrame e outras doenças vasculares cerebrais estão em segundo lugar na causa de morte. Os números de óbitos apontam: 6,15 milhões de pessoas por ano (10,8%). Em nono lugar aparece o diabetes mellitus, com 1,26 milhões de mortes/ano, representando 2,2% dos óbitos.
Mas por que isso acontece?
O ditado diz: “Tudo em excesso faz mal”. E, para a medicina, essa máxima deve ser levada ainda mais a sério. Em especial, quando se trata do consumo de alguns alimentos e substâncias. Sal e açúcar, por exemplo, são perigos constantes à saúde humana e contribuem para o desenvolvimento da diabetes e da hipertensão arterial.
O consumo exagerado dessas substâncias vem sendo alertado em campanhas pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais em todo o país. No dia 26 de abril, foi lembrado no Brasil o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, mas o alerta, segundo os médicos, vale para o ano inteiro.
Apesar de esses dois ingredientes darem mais sabor aos alimentos, o consumo em excesso pode trazer inúmeros malefícios à saúde, decorrente de seu alto consumo ao longo dos anos.
“Infelizmente sal e açúcar estão presentes na maioria dos alimentos, como bolos, balas, refrescos, entre outros. Muitos visíveis, em pedaços, e outros refinados, invisíveis aos olhos, mas de grande sabor ao paladar”, afirmou o cardiologista Adelson Miranda, da Secretaria de Saúde. Ele completa dizendo que diminuir o consumo do sal em casa,e evitar a saleira à mesa já é um grande passo.
Endocrinologistas, cardiologistas e dentistas são os principais combatentes do açúcar refinado, pois ele é apontado como uma das maiores causas de cárie dentária, da obesidade, da arteriosclerose, do diabetes em pessoas propensas, e até da infertilidade nas mulheres.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
