Emissão de carteira de trabalho pelo Sine Alagoas aumenta 54,71% este ano

Nos primeiros cinco meses do ano, a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego por meio do Sistema Nacional de Emprego – Sine emitiu 5.503 carteiras de trabalho. Um aumento de 54,71% em relação ao número apresentado no mesmo período do ano passado quando atingiu o total de 3.557.
Considerada bastante significativo pelo secretário Rafael Brito, a diferença evidencia, segundo ele, a política implantada na atual gestão do Governo de Alagoas de investir na melhoraria do atendimento e qualidade do serviço ao usuário do Sine.
Como atesta a estudante Anne Caroline de Lima Santos, 17 anos. Ela deu entrada na emissão da carteira de trabalho sonhando em breve ter a página de contrato de trabalho assinada com seu primeiro emprego.
"Desloquei-me até o Sine pensando que iria enfrentar uma fila interminável. Apesar de ter muita gente, fui rapidamente atendida. Num instante dei entrada no cadastro e agora é só aguardar para receber a carteira e iniciar minha vida profissional", declarou.
Ônibus
O gestor da Secretaria do Trabalho ressaltou ainda a participação do Ônibus do Trabalho e Emprego no resultado positivo alcançado pelo Sine de 2 de janeiro a 31 de maio deste ano.
"Do total de carteiras emitidas em 2015, cerca de 760 foram através do ônibus itinerante do Sine, o que demonstra a importância dessa ferramenta no processo de oferta dos direitos do cidadão em todos os cantos do Estado", lembrou.
Que o digam os irmãos Rhoana Kaline dos Santos, 19 anos e Rhuan Carlos da Silva Santos, 18 anos. Os dois utilizaram o serviço do Ônibus do Trabalho e Emprego durante a campanha do Sine em Mangabeiras.
"Soubemos que o serviço do Sine estava próximo de casa e decidimos dar entrada na emissão da carteira, porque já queremos entrar no mercado de trabalho formal", disse Rhoana. Já Rhuan enfatizou a facilidade do serviço disponibilizado pelo ônibus. "Aguardei dentro do veículo e quando foi minha vez, o atendimento se deu rápido", afirmou.
Processo
Para quem for retirar a primeira carteira de trabalho, é necessário apresentar documentos como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Podendo a carteira de identidade ser substituída pela certidão de nascimento.
Para a segunda via, é obrigatório os mesmos documentos, incluindo o boletim de ocorrência caso tenha sido roubada ou perdida e o espelho do PIS ativo.
Após a apresentação dos documentos, o servidor da Secretaria do Trabalho irá preencher a tabela do cadastro para gerar a carteira. Em seguida, será coletada a imagem, a impressão digital, bem como a assinatura. A carteira estará disponível dentro de 15 a 20 dias úteis.
A emissão da carteira de trabalho pode ser feita na unidade do Sine Jaraguá e no ônibus do Trabalho e Emprego, que segue um cronograma estabelecido pela Secretaria do Trabalho.
Últimas notícias

Proprietário de clínica clandestina presta depoimento no caso Claudia Pollyanne
![[Vídeo] Mulher é presa por revender produtos desviados de grande varejista em Maceió](https://img.7segundos.com.br/xVAicHIRnb7IzdCJzQBat5uftY4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-09-17-165817.png)
[Vídeo] Mulher é presa por revender produtos desviados de grande varejista em Maceió

Governo Federal reconhece situação de emergência em Cacimbinhas

Prefeitura promove, nesta sexta (19), 1º Seminário de Alfabetização de Arapiraca

Luciano Barbosa celebra nesta sexta (19) três anos do Restaurante Popular Jerimum

Falta de resposta às pesquisas econômicas pode afetar cálculo do PIB do estado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
