Alagoas

Emissão de carteira de trabalho pelo Sine Alagoas aumenta 54,71% este ano

Por Redação com Assessoria 22/06/2015 17h05
Emissão de carteira de trabalho pelo Sine Alagoas aumenta 54,71% este ano
- Foto: Agência Alagoas

Nos primeiros cinco meses do ano, a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego por meio do Sistema Nacional de Emprego – Sine emitiu 5.503 carteiras de trabalho. Um aumento de 54,71% em relação ao número apresentado no mesmo período do ano passado quando atingiu o total de 3.557.

Considerada bastante significativo pelo secretário Rafael Brito, a diferença evidencia, segundo ele, a política implantada na atual gestão do Governo de Alagoas de investir na melhoraria do atendimento e qualidade do serviço ao usuário do Sine.

Como atesta a estudante Anne Caroline de Lima Santos, 17 anos. Ela deu entrada na emissão da carteira de trabalho sonhando em breve ter a página de contrato de trabalho assinada com seu primeiro emprego.

"Desloquei-me até o Sine pensando que iria enfrentar uma fila interminável. Apesar de ter muita gente, fui rapidamente atendida. Num instante dei entrada no cadastro e agora é só aguardar para receber a carteira e iniciar minha vida profissional", declarou.

Ônibus

O gestor da Secretaria do Trabalho ressaltou ainda a participação do Ônibus do Trabalho e Emprego no resultado positivo alcançado pelo Sine de 2 de janeiro a 31 de maio deste ano.

"Do total de carteiras emitidas em 2015, cerca de 760 foram através do ônibus itinerante do Sine, o que demonstra a importância dessa ferramenta no processo de oferta dos direitos do cidadão em todos os cantos do Estado", lembrou.

Que o digam os irmãos Rhoana Kaline dos Santos, 19 anos e Rhuan Carlos da Silva Santos, 18 anos. Os dois utilizaram o serviço do Ônibus do Trabalho e Emprego durante a campanha do Sine em Mangabeiras.

"Soubemos que o serviço do Sine estava próximo de casa e decidimos dar entrada na emissão da carteira, porque já queremos entrar no mercado de trabalho formal", disse Rhoana. Já Rhuan enfatizou a facilidade do serviço disponibilizado pelo ônibus. "Aguardei dentro do veículo e quando foi minha vez, o atendimento se deu rápido", afirmou.

Processo

Para quem for retirar a primeira carteira de trabalho, é necessário apresentar documentos como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Podendo a carteira de identidade ser substituída pela certidão de nascimento.

Para a segunda via, é obrigatório os mesmos documentos, incluindo o boletim de ocorrência caso tenha sido roubada ou perdida e o espelho do PIS ativo.

Após a apresentação dos documentos, o servidor da Secretaria do Trabalho irá preencher a tabela do cadastro para gerar a carteira. Em seguida, será coletada a imagem, a impressão digital, bem como a assinatura. A carteira estará disponível dentro de 15 a 20 dias úteis.

A emissão da carteira de trabalho pode ser feita na unidade do Sine Jaraguá e no ônibus do Trabalho e Emprego, que segue um cronograma estabelecido pela Secretaria do Trabalho.