Alagoas

Chuvas causam alagamentos na capital e interior de Alagoas

Por Redação 04/07/2015 19h07
Chuvas causam alagamentos na capital e interior de Alagoas
- Foto: Cortesia

Diversas ruas ficaram alagadas após as fortes chuvas que caíram na manhã deste sábado (04), em Alagoas. Em diversos pontos da capital alagoana, o trânsito ficou lento, forçando os motoristas a seguirem rotas alternativas.

Foram registrados deslizamentos de barreiras nos bairros do Mutange, Cambona e Gruta de Lourdes. Outras regiões de risco serão monitoradas de perto e, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, trabalhos preventivos estão sendo realizados com a população local.

Alagamentos foram registrados em várias partes de Maceió, tanto na parte alta e na parte baixa, que tiveram problemas com o escoamento das águas. Também foi registrado o desmoronamento de parte da estrutura do prédio pertencente a Secretaria de Educação, no centro de Maceió.

Queda de árvores foram registradas em um trechos que dá acesso a Avenida Leste/Oeste que liga o bairro do Farol à Cambona. Na ladeira Geraldo Melo registrou-se a queda de árvores sob a pista.

Em Arapiraca, apesar das reclamações constantes de buracos em ruas da cidade, a Defesa Civil e o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Arapiraca ainda não registraram nenhum desabamento de encosta.

De acordo com o responsável pela Defesa Civil na cidade, Diego Richard, o órgão está em constante diálogo com o CBM, mas que os níveis baixos de chuvas previstos para este inverno não devem causar transtornos grandes em relação a barreiras e encostas.

A situação mais crítica é a do município de Jacuípe que se encontra em situação de emergência. Cerca de 20 famílias estão desalojadas. Nas últimas 24 horas choveu no município cerca de 105,8 milímetros, o equivalente a mais de um terço do previsto para todo o mês de julho e a tendência é que o nível do rio se eleve ainda mais nos próximos dias.

A consequente elevação do nível dos rios Jacuípe, Carmaragibe e Santo Antônio, deixa os municípios situados próximo aos leitos desses rios - Colônia Leopoldina, Campestre, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe e Barra de Santo Antônio - também em situação de alerta.

A Defesa Civil alerta que as chuvas em quase todas as regiões do Estado seguirão até a próxima segunda-feira (6). As regiões que registraram o maior volume de chuvas serão a do litoral, zona da mata e baixo São Francisco.

Em caso de risco ou ameaça por conta das chuvas, o cidadão pode ligar para o Corpo de Bombeiros (193), para que a Defesa Civil de Maceió seja acionada ou diretamente para os telefones 0800 030 62 05, 3315-1437 ou 98884-2020.