55 nascentes são recuperadas no Alto Sertão de Alagoas
Uma das ações desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) ganhou a mídia nesta quinta-feira (23). O Programa de Recuperação de Nascentes, desenvolvido em diversas cidades de Alagoas foi pauta do Bom Dia Alagoas – da TV Gazeta, afiliada da Rede Globo em Alagoas - , que abordou as ações empreendidas nos municípios de Água Branca, Mata Grande e Pariconha, onde 55 nascentes foram recuperadas. É tudo aquilo que o governador Renan Filho prega para a regão sertaneja alagoano, “levar água de boa qualidade e dar bom uso a ela”.
No primeiro semestre, a Semarh participou da conclusão da recuperação de nascentes nestas cidades, após dois anos, junto ao projeto Renas-ser. As margens dos nascedouros, são construídas estruturas com caixas d’ água, protegidas com cimento e camadas de areia e pedras. Desta forma, a população sertaneja ganha água de qualidade, e o Rio São Francisco, principal fornecedor da região, passa a ser mais preservado.
A água que brota da terra é captada, passa por uma mangueira de borracha e desce por gravidade até a caixa d’água. Lá, ela fica disponível para a utilização dos moradores. Um dos técnicos da Renas-ser que participou da recuperação das nascentes nestes municípios, Alexandre Batista reforçou a qualidade da água disponibilizada, e destacou os benefícios dela para a comunidade beneficiada.
“Nesta água não cai folha, animal nenhum bebe, nem inseto pousa. A caixa fica fechadinha, segura, com água pura e pronta pra o consumo das pessoas”, explicou.
Moradora de Água Branca, dona Maria Eliza conta que já usou várias vezes a água da nascente vinda da caixa d’ água e garante: “É muito boa. Doce e de qualidade”.
Preservação do São Francisco
A proximidade dos municípios beneficiados com a bacia do Rio São Francisco também ajudam na preservação do Velho Chico. Isto porque o programa de Recuperação de Nascentes também atua na manutenção da vegetação ciliar, diminuindo o assoreamento não só do rio, como dos afluentes.
Na última semana, a cidade de Piranhas recebeu um seminário que tratou também da recuperação de nascentes. A principal missão, segundo os organizadores, foi discutir os resultados alcançados com a implantação do projeto, e traçar novas metas. Técnicos e representantes de instituições como a Renas-ser foram convidados, para uma melhor troca de experiências.
“Nós fizemos um levantamento de todas as nascentes dessas serras sertanejas. São mais de 700 nascentes que podem ser recuperadas, trabalhadas, e potencializadas para beneficiar ainda mais pessoas”, destacou a coordenadora do Renas-ser, Maria do Carmo Vieira.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, reafirmou o compromisso do governo com a recuperação de nascentes, e se mostrou otimista quando perguntado sobre o futuro do projeto.
“A Semarh tanto executa a recuperação com técnicos da casa, como também apoia entidades parcerias como esta. Quando não fazemos, procuramos contribuir com conhecimento técnico, ou uma melhor logística. Nossa intenção é buscar formas de recuperar o maior número de nascentes no mais breve espaço de tempo”, projetou.
Últimas notícias
[Vídeo] Imagens mostram sequência de colisões em acidente com viatura dos Bombeiros em Maceió
Homem é preso com mais de 10 armas e drogas em apartamento na Serraria
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
