Glória Perez diz que reprises de novelas das 21h à tarde são "mutiladas"
Na última segunda-feira (27), a Globo estreou a reprise de "Caminho das Índias" no "Vale a Pena Ver de Novo".
Autora da novela, Glória Perez acredita que sua história irá conquistar novos telespectadores, mas deixa claro que a trama sofreu alterações por causa da classificação indicativa.
“Esse é o problema das novelas das 21h quando passam à tarde. Dependendo do tema que abordam, acabam muito mutiladas”, diz ela à coluna Outro Canal, do Jornal Folha de S.Paulo. E completa: “Aconteceu com ‘O Clone’. Um dos pontos fortes da novela era a campanha das drogas. Na reexibição ficou praticamente apagada”.
Na entrevista, Glória Perez falou sobre a nova maneira de se ver televisão, conectado nas redes sociais: "Sempre foi uma tradição assistir às novelas em grupo. Antes das redes sociais, eles estavam restritos aos limites da sala. Com as redes, caem as paredes: você pode assistir comentando com pessoas de todos os Estados. Observo que o telespectador pré-revolução digital mergulha no mundo fictício e espera o intervalo para comentar, enquanto o nativo dessa nova era assiste digitando".
Questionada sobre a queda de audiência das novelas, a novelista faz questão de afirmar que elas não caíram, mas sim que a medição deveria ser diferente: "Eu acho que têm [audiência], sim. A medição é que está em desacordo. Hoje, os números que avaliam a audiência ainda são tirados unicamente dos aparelhos fixos e quando as pessoas assistem ao programa na hora em que ele passa. As pessoas continuam falando das novelas: para gostar ou para reclamar, e cada vez é maior o número de blogs, colunas e especialistas para falar sobre elas".
Por fim, comenta sobre o conservadorismo do público para determinadas cenas: "Historicamente os tempos mais liberais são substituídos por tempos mais conservadores. Estamos vivendo uma época de muitas mudanças e a sensação de instabilidade torna as pessoas mais conservadoras. Não acho que o autor deva ceder quanto ao recado que pretende dar. Mas pode mexer na maneira de passar esse recado. Pode-se dizer a mesma coisa, com a mesma força, de infinitas maneiras".
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
