Cinquentinhas devem ter isenção do IPVA e de taxa do Detran
No decorrer desta semana, o governador Renan Filho envia à Assembleia Legislativa dois anteprojetos de lei que versam sobre a isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a taxa do primeiro emplacamento.
O IPVA corresponde a 2% do valor do veículo e a taxa para emplacamento é de R$ 127,50. “A economia só com estas duas medidas é de quase 50% dos custos”, disse o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Antônio Carlos Gouveia.
No entanto, estas são as únicas medidas que a esfera estadual pode tomar em relação a atender os apelos dos donos de cinquentinhas. As outras taxas são federais e municipais, impossibilitando o Estado de atuar.
Ficou definido ainda que, enquanto a Assembleia Legislativa não aprova os anteprojetos de lei, os agentes de trânsito em Alagoas farão apenas abordagens educativas aos condutores de cinquentinhas. Por enquanto, não haverá apreensão destes veículos.
Nesta segunda-feira pela manhã, Antônio Gouveia recebeu uma comissão formada por cinco representantes dos proprietários de cinquentinhas em Maceió.
Mais de 400 deles foram à sede do Detran em protesto às exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece emplacamento para os veículos ciclomotores e habilitação para os seus condutores. Isso resulta em custos e os donos de cinquentinhas alegam não ter como pagar essas despesas.
No encontro que teve com os representantes, Antônio Gouveia comunicou as medidas a serem adotadas e que já havia tratado o assunto com o governador Renan Filho na sexta-feira, dia 7. E que o Estado está sensível à situação enfrentada hoje por milhares de trabalhadores que têm uma cinquentinha e usam este veículo para trabalhar.
As propostas agradaram aos líderes dos donos de cinquentinhas e foram feitas antes mesmo que eles reivindicassem. Além de Antônio Gouveia, participaram, ainda da reunião, o Ouvidor Geral do Detran/AL, Brunno Lins; o coordenador Operacional, José Willams da Silva, e o coordenador geral da Lei Seca, Antônio Monteiro.
Últimas notícias
Nunes Marques marca reunião com campanhas de Flávio Bolsonaro e Lula
Ex-detento é encontrado morto às margens da AL-110 em São Sebastião
Flávio Bolsonaro diz que pretende abraçar o pai nos próximos dias após autorização de Moraes
Leonardo Dias divulga agenda de carreatas em apoio a Flávio Bolsonaro em AL
Governo entrega kits de viagem aos 200 alunos para intercâmbio na Inglaterra
Armas de fogo e centenas de animais silvestres são apreendidos em operações do Batalhão de Polícia Ambiental
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
