Cinquentinhas devem ter isenção do IPVA e de taxa do Detran
No decorrer desta semana, o governador Renan Filho envia à Assembleia Legislativa dois anteprojetos de lei que versam sobre a isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a taxa do primeiro emplacamento.
O IPVA corresponde a 2% do valor do veículo e a taxa para emplacamento é de R$ 127,50. “A economia só com estas duas medidas é de quase 50% dos custos”, disse o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Antônio Carlos Gouveia.
No entanto, estas são as únicas medidas que a esfera estadual pode tomar em relação a atender os apelos dos donos de cinquentinhas. As outras taxas são federais e municipais, impossibilitando o Estado de atuar.
Ficou definido ainda que, enquanto a Assembleia Legislativa não aprova os anteprojetos de lei, os agentes de trânsito em Alagoas farão apenas abordagens educativas aos condutores de cinquentinhas. Por enquanto, não haverá apreensão destes veículos.
Nesta segunda-feira pela manhã, Antônio Gouveia recebeu uma comissão formada por cinco representantes dos proprietários de cinquentinhas em Maceió.
Mais de 400 deles foram à sede do Detran em protesto às exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece emplacamento para os veículos ciclomotores e habilitação para os seus condutores. Isso resulta em custos e os donos de cinquentinhas alegam não ter como pagar essas despesas.
No encontro que teve com os representantes, Antônio Gouveia comunicou as medidas a serem adotadas e que já havia tratado o assunto com o governador Renan Filho na sexta-feira, dia 7. E que o Estado está sensível à situação enfrentada hoje por milhares de trabalhadores que têm uma cinquentinha e usam este veículo para trabalhar.
As propostas agradaram aos líderes dos donos de cinquentinhas e foram feitas antes mesmo que eles reivindicassem. Além de Antônio Gouveia, participaram, ainda da reunião, o Ouvidor Geral do Detran/AL, Brunno Lins; o coordenador Operacional, José Willams da Silva, e o coordenador geral da Lei Seca, Antônio Monteiro.
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
