Cinquentinhas devem ter isenção do IPVA e de taxa do Detran
No decorrer desta semana, o governador Renan Filho envia à Assembleia Legislativa dois anteprojetos de lei que versam sobre a isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a taxa do primeiro emplacamento.
O IPVA corresponde a 2% do valor do veículo e a taxa para emplacamento é de R$ 127,50. “A economia só com estas duas medidas é de quase 50% dos custos”, disse o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Antônio Carlos Gouveia.
No entanto, estas são as únicas medidas que a esfera estadual pode tomar em relação a atender os apelos dos donos de cinquentinhas. As outras taxas são federais e municipais, impossibilitando o Estado de atuar.
Ficou definido ainda que, enquanto a Assembleia Legislativa não aprova os anteprojetos de lei, os agentes de trânsito em Alagoas farão apenas abordagens educativas aos condutores de cinquentinhas. Por enquanto, não haverá apreensão destes veículos.
Nesta segunda-feira pela manhã, Antônio Gouveia recebeu uma comissão formada por cinco representantes dos proprietários de cinquentinhas em Maceió.
Mais de 400 deles foram à sede do Detran em protesto às exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece emplacamento para os veículos ciclomotores e habilitação para os seus condutores. Isso resulta em custos e os donos de cinquentinhas alegam não ter como pagar essas despesas.
No encontro que teve com os representantes, Antônio Gouveia comunicou as medidas a serem adotadas e que já havia tratado o assunto com o governador Renan Filho na sexta-feira, dia 7. E que o Estado está sensível à situação enfrentada hoje por milhares de trabalhadores que têm uma cinquentinha e usam este veículo para trabalhar.
As propostas agradaram aos líderes dos donos de cinquentinhas e foram feitas antes mesmo que eles reivindicassem. Além de Antônio Gouveia, participaram, ainda da reunião, o Ouvidor Geral do Detran/AL, Brunno Lins; o coordenador Operacional, José Willams da Silva, e o coordenador geral da Lei Seca, Antônio Monteiro.
Últimas notícias
Suspeito de matar mulher no Bosque já foi condenado por estupro, furto e roubo
Thiaguinho lança novo projeto musical durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo
PF encontra R$ 500 mil em mochila de médico suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro
MP denuncia seis PMs por tortura em caso que resultou em morte em Santana do Ipanema
Verão Massayó: DMTT intensifica fiscalização contra uso indevido de espaço público
Fim de semana será marcado por calor e chuvas isoladas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
