Alagoas

Ressocialização reduz em mais de 60% fugas no sistema socioeducativo

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 11/08/2015 09h09
Ressocialização reduz em mais de 60% fugas no sistema socioeducativo
- Foto: Agência Alagoas

As ações da atual gestão da Superintendência de Assistência Socioeducativa apresentam avanços. Prova disso é a redução do número de fugas das unidades. Entre janeiro e agosto de 2014 ocorreram 180 fugas nas unidades de internação de menores, já no mesmo período deste ano o número caiu para 70 fugas. Uma redução de 61% no percentual de infrações.

A redução se dá devido a uma política de atuação no âmbito legal, que prioriza a educação e as atividades culturais. Outro ponto que auxilia esta mudança é o Grupo Operacional dos Agentes Socioeducativos, que contribui para o gerenciamento de crises nas unidades. Na segunda-feira (10), o Grupo Operacional completou um ano de criação. A data foi comemorada pelos integrantes e seus resultados foram discutidos.

O Grupo Operacional dos Agentes Socioeducativos foi criado pelo atual secretário-adjunto de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio, e desenvolvido para trabalhar exclusivamente dentro das unidades socioeducativas. Em um ano, 36 agentes da segurança pública foram qualificados e já estão aplicando os conhecimentos no ambiente de trabalho.

A superintendente de Assistência Socioeducativa, Elizabeth Kummer, destaca as melhorias obtidas desde a criação do grupo. “O curso é fundamental para a formação dos agentes, melhorando suas práticas e focando na resolução dos problemas. Uma excelente iniciativa da atual gestão”, afirma.

“Fomos treinados para ter uma visão mais ampla, minuciosa e cessar a violência. Recebemos o treinamento adequado. Antes existiam conflitos, motins, destruição do patrimônio público, rebeliões, unidades interditadas antes do grupo. Conseguimos minimizar esses problemas utilizando as técnicas da capacitação”, destaca o integrante do grupo operacional Caio Menezes.

Além de cinco instrutores da Superintendência de Assistência Socioeducativa, professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Escola Penitenciária também conduziram o curso de formação do Grupo Operacional dos Agentes Socioeducativos. Dentre as disciplinas ofertadas estão: Legislação, Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Conduta, Sistema Socieducativo, Mobilizações Táticas, Uso do Bastão, Tecnologias não Letais, Manuseio de Armas, Primeiros Socorros e Combate a Incêndio.

O instrutor Damásio Abreu, que atuou em todas as etapas do Grupo Operacional dos Agentes Socioeducativos, fala da importância dos investimentos do Estado. “Recebemos fardamentos, viaturas e equipamentos modernos. Hoje não precisamos de contenção para superar as dificuldades. Quando refletimos sobre aquilo que tínhamos, percebemos que estamos trabalhando na ‘sombra’, perto das dificuldades do passado”.

Segundo o secretário-adjunto tenente-coronel Marcos Sérgio, é fundamental conciliar uma gestão planejada com dedicação e logística para evitar situações adversas. “Muitas vezes os adolescentes não têm noção do que fazem. E nós temos buscado alternativas para reintegrá-los, independente dos motivos que levaram a cometer o delito”, salienta.

Para ingressar no Grupo Operacional é necessário ser agente socioeducativo, com dois anos de experiência na instituição, ser aprovado em testes de saúde e aptidão física, além de ter uma conduta ilibada perante a Justiça.