Ressocialização reduz em mais de 60% fugas no sistema socioeducativo

As ações da atual gestão da Superintendência de Assistência Socioeducativa apresentam avanços. Prova disso é a redução do número de fugas das unidades. Entre janeiro e agosto de 2014 ocorreram 180 fugas nas unidades de internação de menores, já no mesmo período deste ano o número caiu para 70 fugas. Uma redução de 61% no percentual de infrações.
A redução se dá devido a uma política de atuação no âmbito legal, que prioriza a educação e as atividades culturais. Outro ponto que auxilia esta mudança é o Grupo Operacional dos Agentes Socioeducativos, que contribui para o gerenciamento de crises nas unidades. Na segunda-feira (10), o Grupo Operacional completou um ano de criação. A data foi comemorada pelos integrantes e seus resultados foram discutidos.
O Grupo Operacional dos Agentes Socioeducativos foi criado pelo atual secretário-adjunto de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio, e desenvolvido para trabalhar exclusivamente dentro das unidades socioeducativas. Em um ano, 36 agentes da segurança pública foram qualificados e já estão aplicando os conhecimentos no ambiente de trabalho.
A superintendente de Assistência Socioeducativa, Elizabeth Kummer, destaca as melhorias obtidas desde a criação do grupo. “O curso é fundamental para a formação dos agentes, melhorando suas práticas e focando na resolução dos problemas. Uma excelente iniciativa da atual gestão”, afirma.
“Fomos treinados para ter uma visão mais ampla, minuciosa e cessar a violência. Recebemos o treinamento adequado. Antes existiam conflitos, motins, destruição do patrimônio público, rebeliões, unidades interditadas antes do grupo. Conseguimos minimizar esses problemas utilizando as técnicas da capacitação”, destaca o integrante do grupo operacional Caio Menezes.
Além de cinco instrutores da Superintendência de Assistência Socioeducativa, professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Escola Penitenciária também conduziram o curso de formação do Grupo Operacional dos Agentes Socioeducativos. Dentre as disciplinas ofertadas estão: Legislação, Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Conduta, Sistema Socieducativo, Mobilizações Táticas, Uso do Bastão, Tecnologias não Letais, Manuseio de Armas, Primeiros Socorros e Combate a Incêndio.
O instrutor Damásio Abreu, que atuou em todas as etapas do Grupo Operacional dos Agentes Socioeducativos, fala da importância dos investimentos do Estado. “Recebemos fardamentos, viaturas e equipamentos modernos. Hoje não precisamos de contenção para superar as dificuldades. Quando refletimos sobre aquilo que tínhamos, percebemos que estamos trabalhando na ‘sombra’, perto das dificuldades do passado”.
Segundo o secretário-adjunto tenente-coronel Marcos Sérgio, é fundamental conciliar uma gestão planejada com dedicação e logística para evitar situações adversas. “Muitas vezes os adolescentes não têm noção do que fazem. E nós temos buscado alternativas para reintegrá-los, independente dos motivos que levaram a cometer o delito”, salienta.
Para ingressar no Grupo Operacional é necessário ser agente socioeducativo, com dois anos de experiência na instituição, ser aprovado em testes de saúde e aptidão física, além de ter uma conduta ilibada perante a Justiça.
Últimas notícias

Destino AL recebe cerca de 200 mil visitantes na temporada de cruzeiros 24/25, a maior da história

Após operação da PF, vereador Siderlane Mendonça fala em perseguição: ‘Não sei do que se trata’

Acidente de trânsito deixa motoqueiro ferido no município de Japaratinga

Trio armado em carro ameaça morador no bairro Itapoã, em Arapiraca

Decisão do Tribunal do Júri do Caso Roberta Dias deve ser proferida ainda nesta sexta-feira (25)

Homem é preso com maconha e cocaína escondidas debaixo da cama em Ipioca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
