Ações do Estado buscam diminuir o número de fumantes em Alagoas

O consumo de tabaco representa um grave risco para a saúde de todos. E, para diminuir o número de fumantes em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza ações educativas e campanhas para conscientizar a população sobre os riscos do fumo. Entre as principais doenças causadas pelo cigarro está o câncer de pulmão e problemas cardíacos.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Oliveira, o número de fumantes em Alagoas representa 7,2% da população adulta, com base em dados de 2014.
“O número de fumantes vem diminuindo e é importante frisar o papel das campanhas informativas e leis restringindo o consumo de tabaco em locais públicos. O fumo, no entanto, ainda representa um risco grave especialmente entre os mais jovens”, ressaltou a coordenadora.
Entre as ações realizadas pela Sesau estão as iniciativas educativas junto às escolas de nível médio e fundamental, além de faculdades e empresas. Vetrúcia Oliveira ressaltou que a Sesau também realiza ações de cooperação técnica com administrações municipais para a implantação de Programas de Controle do Tabagismo e capacitações sobre tratamento e implantação de ambientes livres do fumo.
Vetrúcia Teixeira salientou que os fumantes passivos também são vitimas dos males do cigarro e devem ter seus direitos preservados. Ela lembrou que os pais devem dar o exemplo evitando expor seus filhos, principalmente crianças e adolescentes, à fumaça tóxica.
“O fumante passivo também está exposto à fumaça e pode desenvolver doenças relacionadas ao tabaco. A lei existe para proteger essas pessoas especialmente crianças e adolescentes”, ressaltou a coordenadora.
A regulamentação para controle do tabaco também proíbe a propaganda comercial de produtos fumígenos em todo o território brasileiro e a venda para menores de 18 anos.
Já para o servidor público Valmir da Silva de 49 anos, que fuma 20 cigarros por dia, o consumo de nicotina ainda é um vício difícil de ser abandonado.
“Já tentei parar algumas vezes e nunca consegui. Espero que as pessoas, especialmente os jovens, não abram a porta para esse vício que tem prejudicado milhares de pessoas”, reforçou Silva.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
