TRT/AL equipara jornada de funcionários dos Correios a dos bancários
Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), quando no exercício de atividade do Banco Postal, têm direito à jornada de 6 horas prevista no artigo 224 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que trata da duração do trabalho dos empregados dos bancos.
Esse foi o entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) ao editar a Súmula nº 02, que dispõe sobre a equiparação da jornada de trabalho dos funcionários dos Correios aos bancários. A súmula jurisprudencial foi uma das sete aprovadas pelo TRT/AL no último dia 29 de julho, com o objetivo de estabelecer parâmetros para suas decisões e uniformizar seus julgamentos.
A súmula recebeu a seguinte redação: "BANCO POSTAL. EBCT. EQUIPARAÇÃO DE JORNADA AOS BANCÁRIOS. ART. 224, CAPUT, DA CLT. POSSIBILIDADE. Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT, quando no exercício de atividade do Banco Postal, têm direito à jornada de 6 horas (art. 224, caput, CLT), sendo consideradas extraordinárias as horas excedentes a esse limite."
Entre os precedentes jurisprudenciais elencados para edição da súmula está o de um processo cujo redator foi o desembargador Marcelo Vieira, que deferiu pedido de duas funcionárias da EBTC que requereram como jornada normal a elas aplicável a de 6 horas diárias, bem como a concessão do pagamento das horas extras ultrapassaram a 6ª hora diária.
Em seu voto, o desembargador frisou que "trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, quando na condição de correspondentes bancários, exercendo as mesmas funções tipicamente exercidas por trabalhadores de bancos, têm direito à extensão da jornada reduzida de 6 horas destinada aos bancárias, de modo que procede o pedido de que sejam consideradas extraordinárias as horas excedentes da 6ª diária".
O segundo precedente jurisprudencial tomou como parâmetro mais um recurso movido conta a EBCT, que teve como relatora a desembargadora Eliane Arôxa.
Últimas notícias
[Vídeo] Imagens mostram sequência de colisões em acidente com viatura dos Bombeiros em Maceió
Homem é preso com mais de 10 armas e drogas em apartamento na Serraria
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
