Botão de pânico reduz ocorrências de assalto a transporte complementar
Há cerca de um ano o monitoramento eletrônico implantado nos veículos complementares em Alagoas vem garantido maior segurança aos motoristas e passageiros que utilizam esse tipo de transporte. Além dos serviços que são realizados pelo rastreador GPS como o monitoramento do controle de saída e chegada dos veículos, registro do número de paradas durante o percurso da viajem, o principal instrumento de segurança é o chamado “botão de pânico”.
O dispositivo de segurança implantado nos veículos tem uma rede interligada com a empresa de segurança PSE, que presta serviço a Agência Reguladora de Serviços Públicos,(Arsal). A empresa possui oito patrulheiros divididos em dois carros e quatro motocicletas realizando rondas nas rodovias alagoanas. O sistema de segurança também trabalha em conjunto com a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O presidente da Cooperativa de Transportes de Alagoas (Coopervan) Marcondes Prudente, afirmou que o dispositivo reduziu mais de 90% as ocorrências de assaltos aos motoristas dos transportes complementares.
Prudente lembrou que o sistema foi pioneiramente implantado pela Coopervan em 2009 somente para os cooperados. Os custos desse serviço à época eram de R$ 30 para cada motorista. Agora com o serviço de monitoramento sendo de responsabilidade da Arsal cada motorista paga R$ 80 mensais.
“ O serviço sem dúvida é essencial, mas nós estamos lutando para que essa taxa seja reduzida”, afirmou Marcondes.
Frequencia e ocorrências
De acordo com a Jariane Karine do Sistema de Monitoramento de Transporte (SMT) da Arsal) o botão de pânico é acionado em média 150 vezes por dia e quatro mil vezes por mês.
“Quando o botão de pânico dá o alarme é acionada a equipe que estiver mais próxima e a central também pode bloquear o veículo, impedindo que seja dada a partida”,
Ocorrências
Quatro pessoas, três homens e uma mulher, foram presas em flagrante com mais de um quilo de maconha dentro de um micro-ônibus da linha União dos Palmares/Maceió neste mês de agosto, em Rio Largo. No ano passado, um veículo complementar novo e sem seguro foi recuperado minutos após ser roubado na região do Agreste. No mesmo período, em outra linha, não só o carro foi localizado, mas os assaltantes foram presos ainda dentro do veículo.
Últimas notícias
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Filha de Gugu vende brigadeiros nos Estados Unidos e explica decisão
Luísa Sonza se estressa após críticas e desabafa: 'Não cheguei aqui ontem'
Ex-Tiazinha, Suzana Alves aproveita dias de lazer e aventura
Angélica e Luciano Huck exploram o Egito com os filhos e amigos
Sefaz prorroga pagamento do IPVA 2026 em cota única com desconto até 27 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
