Botão de pânico reduz ocorrências de assalto a transporte complementar
Há cerca de um ano o monitoramento eletrônico implantado nos veículos complementares em Alagoas vem garantido maior segurança aos motoristas e passageiros que utilizam esse tipo de transporte. Além dos serviços que são realizados pelo rastreador GPS como o monitoramento do controle de saída e chegada dos veículos, registro do número de paradas durante o percurso da viajem, o principal instrumento de segurança é o chamado “botão de pânico”.
O dispositivo de segurança implantado nos veículos tem uma rede interligada com a empresa de segurança PSE, que presta serviço a Agência Reguladora de Serviços Públicos,(Arsal). A empresa possui oito patrulheiros divididos em dois carros e quatro motocicletas realizando rondas nas rodovias alagoanas. O sistema de segurança também trabalha em conjunto com a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O presidente da Cooperativa de Transportes de Alagoas (Coopervan) Marcondes Prudente, afirmou que o dispositivo reduziu mais de 90% as ocorrências de assaltos aos motoristas dos transportes complementares.
Prudente lembrou que o sistema foi pioneiramente implantado pela Coopervan em 2009 somente para os cooperados. Os custos desse serviço à época eram de R$ 30 para cada motorista. Agora com o serviço de monitoramento sendo de responsabilidade da Arsal cada motorista paga R$ 80 mensais.
“ O serviço sem dúvida é essencial, mas nós estamos lutando para que essa taxa seja reduzida”, afirmou Marcondes.
Frequencia e ocorrências
De acordo com a Jariane Karine do Sistema de Monitoramento de Transporte (SMT) da Arsal) o botão de pânico é acionado em média 150 vezes por dia e quatro mil vezes por mês.
“Quando o botão de pânico dá o alarme é acionada a equipe que estiver mais próxima e a central também pode bloquear o veículo, impedindo que seja dada a partida”,
Ocorrências
Quatro pessoas, três homens e uma mulher, foram presas em flagrante com mais de um quilo de maconha dentro de um micro-ônibus da linha União dos Palmares/Maceió neste mês de agosto, em Rio Largo. No ano passado, um veículo complementar novo e sem seguro foi recuperado minutos após ser roubado na região do Agreste. No mesmo período, em outra linha, não só o carro foi localizado, mas os assaltantes foram presos ainda dentro do veículo.
Últimas notícias
Penedo recebe laboratório de formação audiovisual para jovens e amplia protagonismo no cinema
Deputado Federal Fabio Costa reforça apoio à Santa Casa e anuncia novos investimentos
Homem é morto após ter casa invadida por homens encapuzados no município de Palestina
CAPS de Penedo celebra Dia das Mães com acolhimento, autoestima e cuidados para usuárias do serviço
Menina de 9 anos chora ao falar sobre Dia das Mães ao vivo e viraliza
Alvo de críticas, Pilili conquista “geração TikTok” e ganha carinho dos jovens
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
