Incubadora do Campus da Ufal em Arapiraca ajuda a criar banco comunitário em Igaci
Desde julho passado, alunos e professores dos cursos de Administração Pública e Administração do Campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), estão promovendo diversas capacitações com a população de Igaci, distante cerca de 25 Km de Arapiraca, para a criação do primeiro Banco Comunitário do Estado. O projeto da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Ufal propõe o estímulo ao desenvolvimento local a partir da oferta de microcrédito e produção de uma moeda própria no município.
A iniciativa é dos professores Leonardo Leal e Andrea Kanikadan que, diante de uma realidade em que 52% da população da região Nordeste está à margem do sistema financeiro, propuseram a criação de um banco que apoiasse as associações locais. A ideia é fazer a gestão de recursos financeiros e ofertar serviços de microcrédito, com base na solidariedade, confiança e ajuda mútua, em Igaci.
“Um banco comunitário constitui uma prática de finanças solidárias de apoio à economia popular de territórios com baixo índice de desenvolvimento humano. Para isso, eles articulam cinco eixos centrais em seu processo de intervenção: microcrédito solidário, moeda social, educação financeira, correspondências bancárias e apoio à comercialização. Por um lado, os bancos comunitários procuram investir em atividades produtivas e de prestação de serviços por meio do microcrédito; por outro, incentiva o consumo local com a moeda social", explicou Leonardo.
Associação será sede do banco
O professor relata que, no momento, a comunidade está passando pelas capacitações, mas, a partir de novembro, o banco começará a funcionar na Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA) do município, com o auxílio financeiro da Secretária Nacional de Economia Solidária (Senaes) e a execução da Incubadora de Economia Solidária da Universidade Federal da Bahia. “Vem sendo realizada uma série de oficinas e encontros com a comunidade para essa finalidade. Os temas trabalhados são: economia solidária, associativismo, finanças solidárias, desenvolvimento local e gestão de bancos comunitários”, ressaltou.
O recurso inicial para o fundo de crédito do banco comunitário é proveniente da AAGRA. No entanto, novos recursos deverão ser captados para que a atuação do banco se fortaleça. “Ele reunirá empreendedores locais, jovens, agricultores familiares, mulheres chefes de família e população em geral para financiar iniciativas econômicas individual, familiar e coletiva, além de fortalecer o consumo local por meio do uso da moeda social”.
O nome da moeda já foi escolhido: Terra. Quando entrar em circulação, os moradores poderão utilizá-la para comercializar seus produtos e serviços, mas, para incentivar a produção, o banco disponibilizará crédito, em Real.
Apenas moradores do município poderão tomar crédito, após passar pelo processo de avaliação, que envolve análise cadastral, visita domiciliar, aval de vizinhança e comitê de avaliação de crédito. “As regras são definidas juntamente com a comunidade no processo de formação, capacitação e planejamento. Usualmente são valores que variam entre R$ 50,00 e R$ 1.000,00 de crédito com juros de 1% a 2% ao mês e prazos de pagamento de um a dez meses”, detalhou Leonardo.
O professor ainda acrescenta que o Banco faz parte de um histórico iniciado com o Banco Palmas, surgido em 1998, na cidade de Fortaleza-CE. Atualmente, o Brasil conta com mais de cem iniciativas em funcionamento em diferentes estados, formando a Rede Brasileira de Bancos Comunitários. “Em Igaci está surgindo a primeira experiência de Alagoas, mas a expectativa é que ela possa se multiplicar em outras cidades do Estado”, previu o docente.
Além dos professores Leonardo Leal e Andrea Kanikadan, quatro alunos são responsáveis pela capacitação da população. São eles: Antônio Ramy Bispo, Paula Lima, Jessica Barbosa e Isadora Gouveia.
Últimas notícias
Utilidade pública: Central do Samu 192 está temporariamente fora do ar
TRE-AL inaugura Espaço Kids no Fórum Eleitoral de Maceió
Rafael Brito aprova projeto que beneficia pessoas em tratamento do câncer
Nelson Tenório assume presidência interina do PDT em Alagoas
Trabalhador cai de laje em Arapiraca e é levado ao Hospital de Emergência
Procon Maceió realiza mutirão de audiências de conciliação em parceria com a Estácio
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
