Alagoas

Fortalecimento da Saúde passa por priorização da Atenção Básica

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 05/09/2015 11h11

Durante a elaboração das diretrizes com gestores estaduais para fortalecer a assistência em saúde em 17 municípios alagoanos do Agreste e Sertão, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, destacou que a Atenção Básica deve ser prioridade dos gestores municipais. O encontro ocorreu na sexta-feira (4), durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da VII Região de Saúde, realizada no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

Na oportunidade, foi firmada com os gestores, a proposta de ampliar a oferta de serviços especializados na rede pública dos municípios de Coité do Nóia, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Arapiraca, Craíbas, Major Isidoro, Jaramataia, Batalha, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Campo Grande, Olho D’Água Grande, Traipu, Belo Monte e Jacaré dos Homens, além de informatizar as unidades públicas.

“O apoio técnico será descentralizado por região para atender as especificidades e singularidades. Iremos regularizar o fornecimento de insumos básicos, implantar o Horus [Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica] em 100% dos municípios, contratualizar com outros laboratórios para realização de exames citopatológicos, além de buscar a aprovação do Plano Estadual de Saúde Prisional”, ressaltou a secretária.

De acordo com o estudo apresentado pela secretária, mais de 30% das internações clínicas na VII Região de Saúde são por condições mais sensíveis à Atenção Básica. “Precisamos capacitar mais nossos profissionais, de maneira mais frequente, e acompanha-los de perto na ponta. Devemos direcionar essa capacitação para a necessidade específica do município”, clamou Wyszomirska.

Entre os presentes no encontro, o secretário de saúde de Craíbas, Diorgenes Costa, avaliou a reunião como positiva.

“Nós temos um Hospital de Pequeno Porte, que tem recebido muitos pacientes com traumas, principalmente vítimas de queda de moto. Nossa intenção é que os serviços na região sejam pulverizados e que nos tornemos referência em fisioterapia, com centros de reabilitações e ortopedia”, salientou Costa.